Sistema de previsão do mar alimentado por dados da Praticagem de SP vai beneficiar a atividade

Fonte: PRATICAGEM DO BRASIL

Tela do sistema Preamar desenvolvido em laboratório do Instituto Oceanográfico (IO) da USP – Imagem: Reprodução/Preamar

Já está em funcionamento, com alto grau de assertividade, um sistema de previsão do mar na costa do Estado de São Paulo. Lançado pelo Laboratório de Hidrodinâmica Costeira do Instituto Oceanográfico da USP, o PreAMar (Previsão e Análise do Mar) é alimentado, em tempo real, por dados ambientais coletados por sensores da Praticagem instalados no estuário. É mais uma parceria dos Práticos com a universidade e que vai gerar frutos para a própria atividade, no gerenciamento de risco da navegação na Zona de Praticagem (ZP-16).

Uma das grandes inovações é a previsão de correntes marinhas, mas o sistema também avalia elevações da superfície do mar, temperaturas e salinidades da água. O PreAMar cobre três regiões: a plataforma continental, o Canal de São Sebastião e o sistema estuarino de Santos-São Vicente-Bertioga.

– A previsão de correntes é uma das novidades e um benefício imediato para a Praticagem, principalmente em São Sebastião, onde elas são muito intensas e, às vezes, dificultam manobras de navios muito grandes. É possível prever correntes em muitos níveis, da superfície até o fundo – diz o professor Belmiro Mendes de Castro Filho, coordenador do laboratório.

Segundo o Presidente da Praticagem de São Paulo e Membro do Conselho Técnico do Conapra, Prático Souza Filho, São Sebastião recebe navios de até 21 metros de calado e em cada profundidade existem influências diferentes das correntes:

– Sem dúvida, o PreAMar será bastante útil. Temos um termo de cooperação para disponibilidade dos dados ambientais, os mesmos que abastecem o sistema de calado dinâmico ReDRAFT (também desenvolvido por pesquisadores da USP). Agora, vamos conversar para utilizar o sistema de previsão do mar efetivamente.

Na tempestade que atingiu São Sebastião no dia 28 de abril, dois petroleiros carregados de óleo ficaram à deriva por causa das correntes e dos ventos intensos. Só não houve um grave acidente devido à ação de dois Práticos que foram acionados para embarcar e assessorar os Comandantes. O PreAMar já fornecia previsões naquele dia. De acordo com o professor Belmiro Castro, não ocorreu um desastre maior na região porque os ventos de mais de 100km/h não coincidiram com a chamada maré astronômica de grande amplitude:

– A elevação da superfície do mar é causada por vários processos. Um deles é a maré astronômica, gerada por forças gravitacionais no sistema Terra-Lua-Sol. O outro processo é o vento, também chamado de maré meteorológica. A ressaca acontece quando coincidem ventos muitos fortes com maré astronômica muito alta, que ocorre na Lua nova e cheia. Na tempestade daquele dia, a elevação da superfície se deu basicamente pelo vento. Senão, seria pior.

Segundo o coordenador, além das previsões atuais, está no planejamento o fornecimento de informações acerca da movimentação de sedimentos no estuário, que podem impactar em restrições operacionais:

– Sedimentos liberados pelas dragas são suspendidos pelas correntes próximas ao fundo e transportados por elas para outro local. Mas para onde vão esses sedimentos? Haverá impacto no calado dos navios onde foram depositados? A nossa ferramenta é poderosa para propiciar esse tipo de estudo no futuro.

O PreAMar está acessível gratuitamente para toda a sociedade no site preamar.io.usp.br. Para comunidades litorâneas, é possível prever as ressacas. Em casos de derramamento de óleo, há indicação de como a mancha pode se movimentar, para auxiliar as autoridades a contê-lo. Pessoas que exploram o turismo no mar, como operadoras de mergulho, também podem usá-lo, assim como toda a comunidade científica.

O sistema começou a ser desenvolvido há cinco anos e contou com a participação de alunos de pós-graduação, mestrado e doutorado, que realizaram projetos associados.

O Conselho Nacional de Praticagem também mantém uma parceria com a USP. Por meio de convênio, o Laboratório Tanque de Provas Numérico (TPN) faz simulações de manobras de embarcações com a colaboração de Práticos de diferentes Zonas de Praticagem.