Navio Alpha Crucis inicia expedição para estudar os impactos da poluição no clima

Assista ao Video

fonte: G1

Navio Alpha Crucis.PNG

O navio Alpha Crucis, do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP), inicia mais uma expedição nesta segunda-feira (17), para colher amostras e estudar os impactos da poluição global e as mudanças climáticas no Atlântico Sul. O navio partiu, por volta das 9h, e os pesquisadores devem ficar 15 dias em alto mar.

Os pesquisadores chegaram no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, no fim da tarde de domingo (16) para se prepararem para a viagem. A equipe do navio conta com 19 tripulantes e 19 pesquisadores, entre brasileiros e estrangeiros.

O destino do navio fica a 640 milhas da costa, entre Brasil, Argentina e Uruguai. A equipe irá percorrer 24 pontos recolhendo amostras no mar, a cerca de 4 mil metros de profundidade. "A gente recolhe os equipamentos e relança os equipamentos nesses pontos para que eles continuem fazendo observações e gravando dados que serão coletados no ano que vem", explica José Helvécio Regente, o comandante do navio.

O objetivo é coletar as amostras e fazer algum tipo de relação com as mudanças que acontecem em alto mar. Elas podem provocar alterações também em várias áreas costeiras, onde fica boa parte do território da Baixada Santista e também as atividades portuárias.

"Imagina que você tem no planeta Terra um radiador, como no seu carro. Uma substância, que é a água, que retira calor dos lugares mais quentes e transfere esse calor para as regiões mais frias. Com a inserção de carbono na atmosfera, nós vamos ter o gás estufa alterando a temperatura do ar e, com isso, a água também vai transportar mais o calor para outros locais. Nós vamos ter uma mudança que já estamos vendo, como temperaturas médias sendo aumentadas. A gente já percebe que isso pode ser muito agravado nos próximos anos e no próximo século", finaliza Elisabete de Santos Braga, diretora do Instituto Oceanográfico.

navio_alphacrucis_mariane.jpg