Despertando para a Ciência no Instituto Oceanográfico com o Projeto Mergulho na Ciência USP

O Instituto Oceanográfico da USP sedia de 24 a 27 de julho de 2019 o curso de Cultura e Extensão “Mergulho na Ciência USP”! O curso é dedicado a meninas do 5o ao 9o ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares e monitoras que cursam a Graduação. O evento proporciona uma combinação de palestras, oficinas, jogos, dinâmicas em grupo e aulas práticas em laboratório.

Os objetivos do Mergulho na Ciência USP são incentivar a inserção de meninas e mulheres na Ciência, especialmente nas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e mostrar um leque de temas não muito tradicionais como Astrobiologia, Microbiologia, Oceanografia e Neurociências, no total são onze temas abordados.

O projeto conta com o apoio fundamental do IO-USP e da Pró-Reitoria de Cultura & Extensão da USP (Edital Empreendedorismo Social). Este projeto só é possível com a colaboração e parceria das docentes e pesquisadoras da USP (IAG, ICB, IO, POLI, FM-USP) e da UFABC, e o comprometimento do Comitê Organizador, composto por cientistas em diferentes fases de formação do IO-USP. O projeto ainda conta com parcerias externas com a Editora Panda Books, Editora do Brasil, Donas da Rua da Turma da Mônica (Maurício de Sousa Produções), Tempo Vocação, Girl Up (ONU Mulheres), A Pequena Princesa, Happy Code, Garatéa Missão Lunar, LUCA Ciência para Educar, APECS-Brasil, Bate-Papo com Netuno.

Texto: Profa. Dra. Camila Negrão Signori (IO-USP), coordenadora do “Mergulho na Ciência USP”

Website: http://mergulhonaciencia.com

Facebook e Instagram: @mergulhonacienciausp

professoras Elisabete Braga, Camila Signori, Vivian Pellizari e as "cientistas mirins"