A contribuição da USP para a sociedade

Exposição virtual, vídeos e publicações promovidos pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP apresentam as contribuições da pesquisa feita na Universidade para o cotidiano das pessoas

Fonte: Jornal da USP

As pesquisas produzidas pela USP impulsionam o desenvolvimento científico, tecnológico e intelectual do País e são importantes para a sociedade e para a vida cotidiana das pessoas, mesmo que às vezes não percebemos como se dá essa contribuição. Num primeiro momento, são números e indicadores que deixam mais visíveis essa importância, como aqueles que colocam a USP na posição de melhor universidade ibero-americana e oitava universidade mais produtiva no mundo, segundo prestigiosos rankings mundiais.

No entanto, num momento em que os avanços das universidades públicas estaduais paulistas são colocados em risco, como no caso da votação do Projeto de Lei 529 na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), que interfere na autonomia universitária e retira recursos financeiros que impedirão a continuidade de muitos projetos científicos, é preciso relembrar todo o trajeto que levou a USP a ser uma universidade de excelência que tem um grande impacto na sociedade.

A Pró-Reitoria de Pesquisa da USP tem investido, desde o início do ano, em produções que buscam mostrar de maneira simples e clara a contribuição e o impacto dessas pesquisas, tentando aproximar o público, fazer entender o que é feito nos laboratórios e como isso retorna em benefícios para as pessoas. A iniciativa, chamada Você e a USP – A Universidade de São Paulo sempre presente na sua vida, inclui exposição, vídeos e publicações.

O folheto eletrônico da série Você e a USP resume um pouco dessa trajetória. O material mostra a importância da autonomia universitária na construção da excelência e números de destaque no contexto do ensino, da pesquisa e da extensão. Também explica o que é a pesquisa científica e como o conhecimento é gerado a partir dela, além de reunir uma amostra da produção da USP em áreas estratégicas como Materiais Sustentáveis e Energia Limpa, Campo e Meio Ambiente, Cidades, Saúde e no enfrentamento da pandemia de coronavírus. Clique na imagem para conferir a publicação.

Desde julho, também é possível conhecer um pouco dessa contribuição da Universidade ao visitar a exposição virtual Você e a USP – A Universidade de São Paulo sempre presente na sua vida, uma parceria da USP com a Alesp, que simula uma caminhada pelo Hall Monumental da Assembleia, com painéis em escala real. O visitante poderá visualizar pelo computador, tablet ou smartphone 44 estruturas com cerca de 40 pesquisas desenvolvidas na USP, além de poder conferir 22 vídeos legendados com os principais pesquisadores da Universidade. A exposição pode ser visitada neste link.

Clique no vídeo para saber como funciona a exposição virtual Você e a USP, que pode ser
acessada por computadores, tablets ou smartphones
--

Em outra iniciativa, para explicar as pesquisas retratadas na exposição, a série de vídeos Você e o Pesquisador apresenta quinzenalmente entrevistas com os principais cientistas da Universidade com o objetivo de mostrar como as pesquisas feitas na instituição geram resultados práticos para a sociedade. Os eventos são transmitidos ao vivo e permanecem disponíveis no Canal USP do YouTube. Confira abaixo as entrevistas realizadas até o momento.

Vídeos da série Você e o Pesquisador

Pesquisadores falam sobre as pesquisas retratadas na Exposição Você e a USP e como elas estão presentes em nosso dia a dia