Consulta pública do PEMALM acontece de 1 a 23 de outubro de 2020

O Plano de Monitoramento e Avaliação do Lixo no Mar para o Estado de São Paulo (PEMALM) é fruto de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO), a Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano, o Instituto de Estudos Avançados (IEA) e Instituto Oceanográfico (IO) da Universidade de São Paulo, com financiamento da Embaixada da Noruega.

Por meio de um eficiente canal de comunicação entre ciência e gestão, o PEMALM busca integrar conhecimento, engajamento e interação entre atores-chave para criar uma base de informações qualificadas e capital institucional para monitorar e avaliar o problema do lixo no mar no Estado de São Paulo. Entre os benefícios do PEMALM para a ciência e a sociedade estão a redução de incertezas sobre a real condição da problemática do lixo no mar no Estado, permitir a comparação e compartilhamento de dados, encorajar a cooperação regional entre setores, instituições e pessoas, disseminar boas práticas e auxiliar no desenvolvimento de metas e sub-indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial o ODS 14, Vida na Água.

Desde agosto de 2019, o PEMALM tem engajado atores-chave que produzem ou têm o potencial de produzir dados sobre lixo no mar no Estado de São Paulo. Essas oportunidades de interação e troca de conhecimento foram fundamentais para alinhar as expectativas e pontuar, coletivamente, quais os tópicos a serem abordados pelo plano, quais indicadores ele deve conter e como será sua governança. O plano foi construído para se integrar a outras políticas públicas ambientais e à literatura nacional e internacional existente sobre lixo no mar.

Agora, o resultado dessa construção coletiva está sendo compartilhado com toda a sociedade através do processo de consulta pública. A consulta ficará disponível de 1 a 23 de outubro de 2020 no
site do PEMALM e aceitará sugestões de pessoas físicas ou jurídicas. Entendemos que todos os cidadãos e cidadãs afetadas por uma política pública devem ter a oportunidade de influenciá-la em algum grau.
Assista o vídeo abaixo para entender como você pode contribuir com o plano.

Site FOTO

O Que?
Consulta pública do PEMALM
Quando?