Homenagens de alguns orientandos e alunos na pós-graduação

Por Mauro Cirano (professor doutor)

Querido Prof. Edmo Campos, é um prazer e uma honra fazer essa homenagem para você. Eu tive o privilégio de ter sido um dos seus primeiros orientandos (o seu segundo aluno de mestrado, se não me engano) e mais do que um orientador, você foi um mentor ao longo da minha vida profissional e tornou-se também um grande amigo. Você foi, e ainda é, uma referência em se tratando de modelagem hidrodinâmica e foi crucial na formação de pelo menos uma geração de brasileiros que trilharam este mesmo caminho.

Deve ser muito gratificante olhar para trás (ou para o lado, muitas vezes) e ver o legado deixado em termos de formação de indivíduos. Só orientações de TCC, mestrado, doutorado e pós-doutorado foram 44, sendo que a maioria delas foram associadas à pós-graduação. Os seus quase 100 trabalhos científicos publicados ao longo de toda a sua vida acadêmica estão aí para comprovar a sua merecida posição na Academia Brasileira de Ciências, posição esta que pouquíssimos pesquisadores conseguem conquistar.

Conhecendo você há quase 3 décadas, eu certamente posso dizer que você é, e sempre foi, uma pessoa à frente do seu tempo. Talvez um dos vários exemplos que comprovem isso seja aquele primeiro Workshop de Oceanografia Física do Atlântico Sudoeste que você organizou em 1994, lembra? Foi ali que eu tive o meu primeiro contato com ícones da Oceanografia Física mundial e por incrível que parece, mesmo depois de mais de 25 anos, as pessoas ainda lembram com carinho daquele evento.

Como uma pessoa de vanguarda, você sempre me ensinou a enfrentar os desafios (quer quais eles fossem) e a ter humildade. Foi graças a você que eu aprendi a importância de participar de eventos científicos, principalmente os internacionais. E nunca esqueci da sua célebre frase: “que os melhores eventos são aqueles aonde nós somos os que sabemos menos, pois são nestes eventos que aprendemos mais”. Foi você também que me incentivou a fazer o doutorado no exterior, dizendo que tudo aquilo que você poderia ter me ensinado, você já tinha feito.

Bom, não tem como te fazer uma homenagem sem lembrar da sua fascinação por acrônimos inusitados: COROAS, SAMBAR, SANSAO, CAOS, VARIAS, VARIAS2, entre vários outros..

Para a caixinha das lições aprendidas, vai também a de saber conciliar, independente da demanda, a vida familiar com a vida profissional. Só quem trabalhou com você lá no início, se lembra das frequentes visitas do João e da Camila (ainda pequenos) ao LABMON, assim como das tão esperadas festas organizadas pela grande Conceição.

E finalmente, parafraseando Isaac Newton que disse: “Se eu vi mais longe, foi por estar sobre ombros de gigantes”, fico muito feliz de você ser um destes gigantes da Oceanografia Física que sempre esteve do meu lado. Em um ano marcado por tantas perdas de pessoas importantes (o Prof. Belmiro, o meu próprio orientador de doutorado, que também foi um grande mentor para mim, entre várias outras pessoas) é muito gratificante poder homenagear aqueles que estão ao nosso lado e merecem este carinho.

Edmo, foi um prazer enorme ter tido a oportunidade de mostrar o quanto uma pessoa pode fazer a diferença nas vidas daqueles que o cercam. Continue sempre assim, seja como pai, marido, avô ou professor emérito do IOUSP.

Um forte abraço

Mauro Cirano, professor doutor

Alvaro Montenegro Neto (mestre em 1999)

“Tive muita sorte de ter feito meu mestrado com o Prof. Edmo. Ele foi um orientador excelente. Me apresentou uma pergunta clara e me deu acesso aos recursos necessários para respondê-la. Depois me deixou tocando os experimentos por conta própria, mas estava sempre disponível quando eu encontrava algum entrave. Esse equilíbrio entre oferecer suporte ao mesmo tempo em que se fomenta autonomia foi instrumental para meu desenvolvimento profissional. É um modelo que tento reproduzir com meus orientandos. Parabéns por esse merecidíssimo título Edmo, e mais do que tudo, obrigado.“

Carlos Teixeira (mestre em 2006)

O Prof. Edmo Campos é sem dúvida  um dos profissionais mais importantes na pesquisa e formação de recursos humanos em Oceanografia Física no Brasil.  O Edmo formou diferentes gerações, e hoje muitos de seus ex-alunos são pesquisadores e professores que atuam do Norte ao Sul do Brasil e também no exterior.  O Edmo sempre incentivou a independência de seus alunos e facilitou trabalhos em conjunto com profissionais de outras instituições, isto se reflete no grande número de seus ex-orientados que realizaram parte de sua formação no exterior e foi fundamental na minha vida profissional.  Como pesquisador, o Edmo escreveu e ainda escreve uma longa e importante história nas pesquisas que utilizam modelagem numérica oceânica (sendo um dos primeiro pesquisadores na área no Brasil) e análise de dados, para descrever desde processos costeiros até processo de circulação de larga escala. O Edmo também teve um papel fundamental na consolidação de grandes projetos de pesquisa de oceanografia física brasileira e internacional, como SACC, SAMOC, SAMBAR, LAPLATA, Pirata, etc.. Estes projetos foram fundamentais para o conhecimento que temos do nosso Oceano Atlântico.  Como ex-aluno e oceanógrafo brasileiro, só tenho a agradecer pelo seu trabalho e dedicação! Valeu Edmo!

Carolina Barnez Gramcianinov (mestre em 2013)

Eu trabalhei com o Prof. Edmo por quase 6 anos, passando por uma Iniciação Científica, TG e mestrado. Apesar de toda correria habitual da vida de professor universitário, o Edmo sempre arrumava tempo para dar atenção aos orientados. Ele fazia questão de nos envolver em colaborações, estágios e eventos, sempre sendo muito preocupado com a nossa formação profissional. O LABMON era um ambiente muito motivador. Como professor, o Edmo sempre foi um dos melhores, na minha opinião. Seus ensinamentos iam pra além da ementa da disciplina: frequentemente ele falava sobre a postura e compromisso dos alunos na graduação e pós. Ele sempre foi empático com os alunos, passando pra gente uma visão mais humana da academia. Professor, eu admiro muito sua postura como pesquisador e também como pessoa. Você teve um papel fundamental na minha formação como cientista e sou muito grata pelas inúmeras oportunidades e portas que me foram abertas direta e indiretamente por você. Parabéns Professor, título mais que merecido.

 

Enrique Huaringa (doutor em 2007)

“Marcou seus ensinos de modelos numéricos do oceano nos institutos de pesquisa do Peru: IMARPE, SENAMHI, DHN, IGP. Muito obrigado pelo meu doutorado (2001-07), grande professor emérito Edmo Campos, parabéns sinceros.

Fabiola Negreiros de Amorim (doutora em 2011)

Meu caro Edmo, foi com muita alegria que recebi a notícia de lhe ter sido outorgado o título de Professor Emérito do IO-USP. Estou muito orgulhosa pelo justo reconhecimento do seu trabalho e da sua notável contribuição para a ciência. Como disse um certo físico, “Se enxerguei mais longe é porque me apoiei em ombros de gigantes”; sem dúvida você foi um desses, para mim e para muitos que tiveram o prazer de contar com a sua orientação na trajetória acadêmica e profissional. Que a felicidade e o sucesso continuem lhe acompanhando! Um forte abraço.

Jose Eduardo Gonçalves (mestre em 1993 e doutor em 2000)

Edmo, nada mais justo que receba essa homenagem e fico muito feliz de fazer parte disso. Ainda hoje me lembro do dia que liguei para o IOUSP e falei com o Prof. Belmiro. Liguei para solicitar informações sobre o resultado do exame de admissão no mestrado em Oceanografia Física. Ele me parabenizou pela aprovação e comentou que eu seria orientado por um professor recém-chegado de Miami....... Professor Edmo Campos. Assim me tornei o primeiro orientando de um profissional extremamente dedicado e que sempre fez de tudo para criar as melhores condições de trabalho em seu laboratório. As melhores condições em todos os sentidos, mas principalmente no clima de amizade e descontração que sempre permeou o LABMON. Ambiente tão descontraído que até baby-sitter de seus filhos (Camila e João Paulo ) eu fiz... Tive muita sorte em ter passado pelo IOUSP e principalmente por ter tido a chance de trabalhar com você. Pessoa que guardo profundo respeito e admiração!! Termino como comecei..... Parabenizando por mais essa conquista que certamente foi construída com base em muito trabalho, dedicação e amor!! Forte abraço e espero revê-lo em breve!!

Lourval Silva (aluno de pós no IO entre 1993 e 2001, doutor em 2001)

“As aulas dele eram completamente diferente dos demais, permitindo certa interação com os alunos e com modéstia queria que o chamassem simplesmente de Edmo. Gratidão por ter me direcionado aos professores Belmiro e ao Luiz Bruner de Miranda.”

Luís Fabiano ASSAF Bastos - Capitão de Mar e Guerra (RM1) (mestre em 2006)

Retransmita ao meu ex-orientador Professor Edmo as minhas congratulações pelo nobre título e com certeza pela capacidade como grande pesquisador que é, eleva o nome da USP e da Oceanografia num mais alto nível. Ele é merecedor. Forte abraço e tudo de bom.

Wlademir José de Santis Junior (doutor em 2017)

"Fiquei muito feliz com a oportunidade de parabenizá-lo, Prof. Edmo, por mais uma conquista sua. Este é o reconhecimento dado àqueles que dedicaram suas vidas à academia e obtiveram demasiado sucesso! Por isso, parabéns! Trabalho sob sua supervisão há 12 anos e fico honrado pela oportunidade de ter aprendido muito com o Sr.  Grande abraço, Professor".

Compartilhe