Lixo no mar é tema de curso gratuito e on-line oferecido a professores

Objetivo do curso oferecido pelo Instituto Oceanográfico e Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP é ampliar repertório com práticas e atividades críticas; inscrições vão até 12 de março

Fonte: Jornal da USP

Temas das aulas envolvem maneiras de utilizar a pedagogia no combate à poluição marinha – Foto: Snemann on Visual Hunt / CC BY-NC-ND

Acúmulo de lixo no mar é causa de prejuízos, não só ambientais, como econômicos. Além de causar a morte de espécies marinhas, prejudica seres humanos. Para conscientizar educadores e ampliar seus repertórios acerca do tema, a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (PRCEU) da USP, em São Paulo, oferecerá o curso Lixo nos Mares: do Entendimento à Solução. As inscrições irão até 12 de março.

Os objetivos da formação incluem elaboração de atividades e práticas educativas voltadas para reflexões e ações críticas. Ao todo serão 40 horas de atividades a distância, nas quais serão oferecidas aulas expositivas, palestras, oficinas, fórum de discussão e aprendizado baseado em problemas e avaliação.

Os temas abordados permitirão identificar atividades humanas que prejudicam o oceano, a dinâmica da poluição nos mares e maneiras de utilizar a pedagogia no combate ao lixo nos mares.

Para se inscrever, é preciso acessar o link do sistema Apolo e selecionar a opção Instituto Oceanográfico. Depois, selecionar o curso e realizar o passo a passo indicado. As aulas serão oferecidas entre 22 de março e 25 de junho. Elas são indicadas para educadores de todos os níveis, formais e não formais, de instituições públicas e privadas.

Além da PRCEU, a formação será realizada em parceria com a Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM), que elencou o lixo no mar como um tema prioritário no 10º Plano Setorial para os Recursos do Mar.

Mais informações: