Revisitando a Corrente Sul Equatorial - Café com Ciência do IOUSP

20 maio 2021 Café com Ciência

 

O Café com Ciência do IOUSP tem o prazer de convidá-los para a palestra: "Revisitando a Corrente Sul Equatorial" com o Mestrando Caíque Dias Luko, integrante do Laboratório de Dinâmica Oceânica (LaDO-IOUSP).

 

Data: 20/05

Horário: 16h00 pelo Canal do Café (Café com Ciência IOUSP)

Link da transmissão: https://youtu.be/T8si65xW_Bw

Você pode interagir com os demais participantes pelo chat do YouTube. Bem como, pode participar fazendo perguntas e/ou respondendo enquetes ao vivo, no Slido (slido.com), acessando esta ferramenta através do link https://app.sli.do/event/velgw5uj se estiver usando o app Sli.do, basta procurar por:  #P9_cafeiousp

Sobre o tema da palestra:

"O ramo sul da Corrente Equatorial Sul (CSEs) é o limite norte do Giro Subtropical do Atlântico Sul. Que ao atingir a costa brasileira (~ 14◦S), se bifurca em um escoamento para o sul (Corrente do Brasil - CB) e para norte (porção superficial da Subcorrente Norte do Brasil - SNB). A CSEs é uma corrente chave para as Correntes de Contorno Oeste do Atlântico Sul, e influencia o clima global por meio da Circulação de Revolvimento Meridional. Neste estudo, usando dados de satélites altimétricos e de reanálises (1993-2018), revisitamos o estado médio da CSEs e mostramos que esta chega ao limite oeste do Atlântico Sul como um jato multi-bandas que apresenta assinaturas de diferentes núcleos sub-superficiais, devido à forte atividade de vórtices e ondas. Por fim, mostramos que a sazonalidade das diferentes bandas da CSEs define onde a CB nasce, e modula a sazonalidade de vórtices de mesoescala semi-permanentes na costa leste do Brasil."

Esperamos todas e todos! Até breve! 

Comissão Café com Ciência - IOUSP

Compartilhe