Bióloga: 'Desprendimento de iceberg não vai provocar aumento do nível do mar'

Fonte: CNN Brasil

Francyne Elias-Piera, doutora em Ciência Ambiental, detalha como ocorreu o deslocamento de uma enorme massa de gelo da Antártica que está à deriva no oceano

Um iceberg que mede três vezes o tamanho da cidade de São Paulo se desprendeu da Antártica e está à deriva. A massa de gelo é 80 vezes maior do que a ilha de Manhattan, em Nova York. No entanto, a bióloga Francyne Elias-Piera, doutora em Ciência Ambiental e doutoranda do Instituto Oceanográfico da USP explica por que este iceberg, apesar de ser o maior do mundo, não corre o risco de elevar o nível do mar.

“A gente tem gelo em cima da Terra, no continente, e gelo que escorreu e formou plataformas permanentes dentro da água. Esse iceberg se desprendeu desta plataforma que já estava dentro da água. Então, na hora que ele descongelar, ele não vai afetar o nível do mar, não vai ter uma mudança de volume.”

Segundo ela, para chegar a esta consequência, a plataforma teria que se desprender integralmente. "Na hora que a gente terminar com essa plataforma de gelo, a gente terá esse gelo que está acima da Terra entrando na água novamente, aí sim pode vir o problema.”

A bióloga explica que, embora o derretimento de parte das plataformas de gelo da Antártica seja um processo natural, a ação humana, ao provocar o aquecimento global, acelera este fenômeno ambiental.

“Existe uma perda de gelo na Antártica que é natural. Porém, com as nossas ações de poluição que aquecem o planeta, estamos acelerando esta ação de degelo.”

Maior iceberg do mundo é três vezes maior do que a cidade de São Paulo
Maior iceberg do mundo é três vezes maior do que a cidade de São Paulo (22 de maio de 2021)
Foto: Reprodução / CNN