Nota de pesar: egresso do IOUSP, Miguel Angelo Thompson Rios (1964-2021)

self Miguel Thompson

 

Miguel Angelo Thompson Rios era alegre, positivo, alto astral, uma alma contagiante que deixou um legado incrível como pessoa e professor. Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Mackenzie em 1986, defendeu no Instituto Oceanográfico da USP o Mestrado (1994) e o doutorado (2004) em Oceanografia Biológica.

À Eloci, família Peres-Rios e amigos, nossos sinceros sentimentos e profundo respeito à obra do Miguel. Sim, sentiremos saudades de seu jeito mágico de ser e ver o mundo.

por: Profa. Dra. Elisabete de Santis Braga da Graça Saraiva

Diretora do IOUSP

 

OUTROS DEPOIMENTOS:

 

por Profa. Dra. Carmen Lúcia D.B. Rossi-Wongtschowski, professora emérita do IOUSP

Miguel sempre barulhento, esbaforido, correndo, querendo tudo para ontem! Um menino precioso desses que só aparecem de vez em quando! Bem-humorado, nunca perdendo a chance de uma boa piada. Às vezes, chegava a ser irreverente! Por tudo isso eu o chamava de “moleque! ”

Estudava no Mackenzie. Bateu à nossa porta, queria ser estagiário. Foi aceito e o Laboratório ficou mais ruidoso, mais vivo, mais alegre.

Foi bolsista, concluiu o mestrado em 1994, e depois de 10 anos dando aula no ensino médio voltou com uma proposta de doutorado sobre “ O litoral como tema de investigação no Ensino Médio e o desenvolvimento de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais: uma proposta curricular”.

Adquirira ampla experiência no assunto naqueles dez anos e queria divulgar suas ideias. Foi um ótimo trabalho!

Seguiu nessa linha escrevendo livros, dando palestras, participando de fundações, diretoria de escolas e editoras educacionais, sempre com o objetivo de tornar o ensino das ciências ambientais agradável, moderno e inteligente.

Perdemos um profissional respeitado e atuante, que deixou muitos exemplos a serem seguidos.

Tenho muita saudade desse “moleque” que se tornou um homem sério, esposo e pai exemplar, amigo amado por todos. Ele deve estar fazendo muito ruído lá em cima. Aqui fica meu adeus carinhoso!

por Renato Almeida (Laboratório BIOMA/IOUSP e Instituto BiomaBrasil)

Miguel Thompson é licenciado e bacharel em biologia pela Mackenzie. Teve sua pós-graduação vivenciada no IOUSP, época em que também exercia o magistério, a orientação e a assessoria pedagógica em respeitadas escolas de São Paulo. Egresso do IOUSP desde 2004, concluiu um MBA Marketing de Serviços pela Fundação Instituto de Administração, já desenvolvendo suas ideias quanto ao uso responsável das tecnologias na educação. 

Foi consultor do PNUD; Diretor de Serviços e Marketing Educacional da Editora Moderna; Diretor Executivo do Colégio Objetivo Sorocaba e exercia a função de Diretor Acadêmico da Fundação Santillana.
Idealizou diversas revistas e, mais recentemente, exercia a presidência do Conselho Editorial da Revista Educação (Editora Segmento). Participou de inúmeros processos formativos, apresentando sua opinião sobre a BNCC, com orientações valiosas às escolas, aos professores e às famílias.
Bem articulado e engajado exerceu sua militância enquanto um dos fundadores da Bancada da Educação, uma iniciativa cívica de acompanhamento de legislaturas nas três esferas da federação, incluindo o apoio e fortalecimento de novas candidaturas com foco na educação. 

Escreveu e publicou dezenas de artigos sobre o tema em grandes jornais de circulação nacional.
Dentro do momento pandêmico, conduziu de forma bem humorada, (uma de suas marcas), vários programas disponíveis em seu canal youtube. Destacam-se:
• O Tantinho de Prosa: reuniu profissionais e amigos para discutir temas diversos ligados a educação pública, meio ambiente, política...
• Só sei que meme sei: retratou de forma leve os diferentes momentos da história da educação.
• Haja paciência: agregou um grupo de colegas cientistas para discutir, de forma bem humorada, temas diversos de interesse da ciência.
Amigo, divertido, pai... perdemos uma liderança da educação nacional. Ficaram seus ensinamentos, suas sementes. Obrigado Miguel.

por Lucy Satiko Hashimoto Soares (professora aposentada no DOB IOUSP)

Miguel partiu! Partiu fora do combinado, fora da ordem natural da vida. 

Choro a sua partida, choro e me sinto como se um pouco de mim tivesse voado junto com ele.

Conheci o Miguel, com seus vinte e poucos anos, no Instituto Oceanográfico da USP. Ele, estudante de graduação de Ciências Biológicas da Universidade de Mackenzie, como estagiário de Iniciação Científica; eu, estudante de Doutorado no Programa de Pós-Graduação do IOUSP, como aprendiz de orientadora, sob a supervisão da Profa. Dra. Carmen L.D.B. Rossi-Wongtschowski.

Miguel era um cara vibrante e marcante, mesclava seriedade com descontração, misturava retidão com irreverência, harmonizava alegria com inteligência, e sabedoria com humildade. Tinha uma vontade imensa de aprender e crescer! Galgou, cresceu e continuou o mesmo Miguel que eu conheci com seus vinte e poucos anos!

Valeu a pena, Miguel! Muito! Saudades, Lucy

por Marcia Gasparro (bióloga aposentada pelo DOB IOUSP) e Jorge Gruda (funcionário IOUSP) 

Miguel Thompson ou Miguelito, como não sentir falta de um sorriso largo? Como não sentir falta de quem ama vida e se empenha em desvendar maneiras de se educar de forma que seus aprendizes se apaixonem pelo tema?

Como não sentir falta de temas como Haja Paciência (a moçada da ciência), Só Sei Que Meme Sei, Um Tantinho de Prosa, Love to Learn, Familia & Escola ou Conversando Sobre Educação, Educação Inclusiva na Prática? Temas abordados com tanta paixão, inteligência, seriedade e humor.

Não sabemos!  Só sabemos que vamos sentir terrivelmente a sua falta.

por Yara Schaeffer-Novelli, Clemente Coelho Junior, Renato de Almeida (Laboratório BIOMA - Bioecologia dos Manguezais).

Miguel jamais deixou de ser estudante, levou à Educação todo seu potencial e amor à causa. Tinha presença obrigatória nas ações estaduais e federais no trato com a EDUCAÇÃO. 

Até ser acometido pelo mal que nos privou de sua presença física, seguiremos honrando sua missão terrena. Educar é preciso!

Eloci e família Peres-Rios, nossos sentimentos e profundo respeito a obra do Miguel.

por Eloisa Maia

Miguel, estudar com você no Ensino Médio, no final da década de 70, na E.E.Emygdio de Barros e reencontrá-lo como aluno de pós-graduação no IOUSP foi daquelas raras e maravilhosas coincidências da vida. Gratidão pelos momentos descontraídos que era capaz de nos proporcionar.

por Pablo Muniz Maciel (egresso do IOUSP, Faculdade de Ciências da Universidade da República do Uruguai)

Gente, fiquei atónito, não posso acreditar, que tristeza! Miguel... lembro como se fosse hoje seu grito nos corredores do IO: "qual é a música Pablito"!! sem dúvida uma grande perda, vamos sentir sua falta. um grande abraço apertado a sua família e amigos desde a distância (mais ainda)!! Pablo (Muniz).

Miguel Thompson by Jean Galvão

 

Compartilhe