Ciência, Gestão e Participação Social no Combate ao Lixo no Mar

PEMALM ebook 1

 

O LIXO NO MAR pode ser caracterizado como todo resíduo sólido de origem antrópica que, independentemente de sua origem, entra no ambiente marinho. Estima-se que 80% do lixo encontrado no mar tenha origem de atividades realizadas em terra e pela gestão inadequada de resíduos sólidos, enquanto os outros 20% são originados por atividades realizadas no oceano. O lixo no mar é constituído principalmente por plásticos, borrachas, metais, vidros, têxteis e papéis.

O lixo no mar é uma questão transversal, transfronteiriça e de escala global, que afeta o meio ambiente e a sociedade de várias maneiras. As soluções para esse problema são complexas e exigem o engajamento de todos os setores da sociedade - Poder Público, Iniciativa Privada, Academia e Sociedade Civil. O tema ganhou destaque na Agenda 2030 da ONU por meio do ODS 14 - Vida na Água - especificamente na meta 14.1 - reduzir a Poluição Marinha - e posterior declaração da Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030).

Tendo em vista que dados e informações sobre o lixo no mar são fundamentais para embasar a formulação de ações concretas e direcionadas para o combate, em Janeiro de 2021 foi lançado o Plano Estratégico de Monitoramento e Avaliação do Lixo no Mar do Estado de São Paulo - PEMALM, fruto do Convênio celebrado entre a SIMA e IOUSP no âmbito da Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano. O PEMALM visa combinar conhecimento, engajamento e interação de atores-chave, para criar uma base de informações qualificadas e capital institucional para monitorar e avaliar o problema do lixo no mar no Estado de São Paulo. Estabeleceu-se com isso um canal participativo e eficaz de comunicação entre ciência e gestão, com potencial para agregar oportunidades de aprendizado coletivo e facilitar um processo de sistematização de informações, parcerias e mobilização a longo prazo. O PEMALM está diretamente vinculado às metas estabelecidas no capítulo de Lixo no Mar do Plano Estadual de Resíduos Sólidos, revisado e publicado em 2020.

 

A publicação do PEMALM consolida um esforço coletivo de diversos setores da sociedade para responder à necessidade de primeiro compreender o problema do lixo no mar no Estado para então buscar formas de combatê-lo. Os principais marcos da trajetória que culminou no lançamento do PEMALM, a cobertura da mídia e os primeiros desdobramentos estão representados na linha do tempo abaixo.

timeline3

Links Linha do Tempo:

DEZ 2018 - CONVÊNIO SIMA-IOUSP

https://www.imprensaoficial.com.br/DO/BuscaDO2001Documento_11_4.aspx?link=%2f2018%2fexecutivo%2520secao%2520i%2fdezembro%2f15%2fpag_0061_b340ce74ff28bdb33a89d7b103e9a552.pdf&pagina=61&data=15/12/2018&caderno=Executivo%20I&paginaordenacao=100061

JUN 2019 - PARTICIPE: LIXO NO MAR

https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/educacaoambiental/videos/participe-combate-ao-lixo-no-mar/

DEZ 2019 - I WORKSHOP PEMALM

https://www.pemalm.com/i-worshop-pemalm

FEV 2020 - PÁGINA NO YOUTUBE PEMALM

https://www.youtube.com/c/PEMALMSP/feature

FEV 2020 - REUNIÕES BILATERAIS PEMALM

https://www.pemalm.com/reunioes-bilaterais

JUN 2020 - WEBINAR PEMALM

https://www.youtube.com/watch?v=4pNoPsuOMSo&t=1472s

AGO 2020 - II WORKSHOP PEMALM

https://www.pemalm.com/ii-workshop-pemalm

SET 2020 - NEWSLETTER PEMALM

***

SET 2020 - CONSULTA PÚBLICA PEMALM

https://www.pemalm.com/consulta-p%C3%BAblica

NOV 2020 - LANÇAMENTO PERS

https://smastr16.blob.core.windows.net/home/2020/12/plano-resi%CC%81duos-solidos-2020_final.pdf

JAN 2021 - LANÇAMENTO PEMALM

https://www.youtube.com/watch?v=c01Z-VfmS9A&t=1509s

JAN 2021 - TEASER

DOCUMENTÁRIO PEMALM

https://www.youtube.com/watch?v=SY7RRg3plK (confirmar link)

JAN 2021 - INÍCIO DA DÉCADA DO OCEANO - ONU

http://catedraoceano.iea.usp.br/decadadooceano/#

MAI 2021 - PUBLICAÇÃO ECO MAGAZINE

http://digital.ecomagazine.com/publication/frame.php?i=707374&p=1&pn=&ver=html5

JUN 2021 - GAM-SE DÉCADA DO OCEANO

http://decada.ciencianomar.mctic.gov.br/grupo-de-apoio-a-mobilizacao-sudeste/

O processo de mobilização em torno da questão do lixo no mar tem permitido a sua inserção em diferentes políticas ambientais, como no planejamento territorial, na limpeza pública e na educação ambiental e cidadã, nas diversas esferas da sociedade e em todos os níveis federativos.

O futuro que precisamos e queremos para o oceano só poderá prosperar em um cenário de um oceano limpo e saudável para a atual e as futuras gerações. Neste contexto, é fundamental a soma de esforços entre ciência, gestão e sociedade. A Década do Oceano chega para ser o palco de debate de nossas decisões individuais e coletivas em respeito ao papel do oceano como mantenedor da saúde do planeta.

Acompanhe mais sobre o PEMALM:

www.pemalm.com/

www.youtube.com/pemalmsp

Entre em contato:

Texto:

Prof. Dr. Alexander Turra (IOUSP) e Mariana Martins de Andrade

Compartilhe