Quer saber o que os cientistas da USP estão pesquisando?

Fonte: Jornal das USP

No dia 24 de junho, começa uma série de três encontros on-line em que os pesquisadores contam sobre os estudos da Universidade

Neste momento em que você está lendo este texto, há inúmeros pesquisadores da USP estudando sobre a nossa sociedade, buscando soluções para melhorar o nosso dia a dia, desenvolvendo tratamentos para doenças, entre tantas outras atividades. A Universidade é a nona que mais produz pesquisa no mundo, segundo ranking elaborado pelo CWTS. Para divulgar uma parte desse trabalho e estimular a colaboração entre os pesquisadores, a Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da USP organiza o Pesquisas na USP – Destaques Recentes.

São três eventos on-line, nos quais o público e outros cientistas podem conferir parte das pesquisas em andamento na Universidade. A apresentação será feita pelos presidentes das Comissões de Pesquisa das unidades da USP em linguagem acessível a todos. Essas comissões existem para estimular o desenvolvimento de pesquisas e integrá-las com outras áreas da Universidade, além de auxiliar os pesquisadores na busca de recursos financeiros junto às agências de fomento e órgãos públicos e privados.

“A USP valoriza as pesquisas que integram diferentes unidades e esse evento é uma oportunidade para conhecermos não apenas seus trabalhos de impacto, mas também permitir maior integração entre diferentes áreas, promovendo possibilidades multidisciplinares e ciência de maior impacto. Essa é, na verdade, uma tendência mundial”, destaca o pró-reitor de Pesquisa da USP, Sylvio Canuto.

Os encontros serão divididos por área de conhecimento: Saúde e Biológicas, Exatas e Agrárias, e Humanidades e Museus. Cada apresentação terá duração de dez minutos. As pesquisas foram selecionadas pelos próprios presidentes das Comissões de Pesquisa, dando prioridade àquelas de caráter interdisciplinar e com potencial de colaboração.

Pró-reitor de Pesquisa -
 Sylvio Roberto Accioly Canuto - Foto: Marcos Santos / USP Imagens

O primeiro evento será na próxima quinta-feira, 24 de junho, às 14 horas, com transmissão pelo Canal USP no Youtube, aberto a qualquer pessoa interessada. As pesquisas apresentadas serão da área de Saúde e Biológicas. As datas dos próximos estão previstas para 30 de setembro, com estudos das áreas de Exatas e Agrárias; e no dia 25 de novembro, com pesquisas de Humanidades e Museus.