Destaque do Ciência USP #11: Como os icebergs derretem?

Fonte: Jornal da USP

Neste episódio, conversamos com Juliana Marson, professora na Universidade de Manitoba, no Canadá. Durante o seu doutorado, defendido na USP, ela estudou o impacto da água de degelo no Oceano Atlântico nos últimos 20 mil anos

Download do áudio | Play em nova janela | Duração: 9:49
700 40
Os exploradores franceses Mike Horn e Fred Roux já escalaram icebergs diversas vezes - Foto: Vlog/Mike Horn

Em um artigo publicado na revista Physical Review Fluids, em fevereiro deste ano, matemáticos da Universidade de Sydney, na Austrália, argumentaram que os icebergs estão derretendo mais rápido do que os atuais modelos descrevem.

A partir disso, os pesquisadores sugeriram um novo modelo para medir a velocidade de derretimento de icebergs, que, ao contrário do que se pensava, não derretem de maneira uniforme. O estudo revelou que icebergs que se movem no oceano apresentam um derretimento três ou quatro vezes maior do que se acreditava, e esses novos experimentos provam que pode haver derretimento de cerca de um milímetro por minuto.

Para explicar como isso foi comprovado, conversamos com Juliana Marson, professora e pesquisadora na Universidade de Manitoba, no Canadá. Durante o seu doutorado, defendido no Instituto Oceanográfico (IO) da USP, ela estudou o impacto da água de degelo no Oceano Atlântico nos últimos 20 mil anos.

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou seu aplicativo de podcast favorito.

Reportagem e Narração: Karina Tarasiuk
Produção: Denis Pacheco
Edição de som e Composição Musical: André Leite, Guilherme Calaça e Guilherme Fiorentini