II SIMPÓSIO BRASILEIRO DE CORAIS DE ÁGUAS PROFUNDAS

O II SBCAP é um evento gratuito, organizado pelo Instituto Oceanográfico da USP e UNIFESP, tendo como responsáveis: Paulo Sumida, Marcelo Kitahara, Nayara Carvalho, Daniel Couto e Felipe Porfírio. Em caso de dúvidas, por favor, contate-nos através do e-mail

16385221 101

Cientistas acreditam que recife do Amazonas seja mais resistente à acidez que a Grande Barreira de Corais australiana (foto)

Os ecossistemas de Corais de Águas Profundas vêm ganhando destaque dentro dos cenários ambientais marinhos nacionais e internacionais, devido à sua importância ecológica, socioeconômica e paleoceanográfica. Ambientes como os bancos de Corais de Águas Profundas, caracterizados como Ambientes Marinhos Vulneráveis (do inglês VMEs), são tópicos cada vez mais frequentes entre acadêmicos e tomadores de decisão ao redor do mundo. Novas tecnologias proporcionam cada vez mais a explotação de recursos do mar profundo, fazendo-se necessário traçar linhas de base para o conhecimento da biodiversidade e serviços ecossistêmicos prestados por esses ambientes.

Com objetivo de compartilhar o conhecimento e discutir as novas perspectivas de estudo desses ambientes, o II Simpósio Brasileiro de Corais de Águas Profundas será realizado nos dias 28, 29 e 30 de julho de 2021, na Universidade de São Paulo.

* No dia 30 de julho acontecerá a 4ª Reunião Geral da Rede CoralProf (Rede Brasileira de Pesquisadores de Corais de Águas Profundas) via Microsoft Teams com link disponibililzado por aqui.

Tópicos que serão abordados no simpósio:
T1. Caracterização de habitats, mapeamento e aplicação de SIG;
T2. Ecologia, estruturas dos recifes (ou coral mounds) e dinâmica ecossistêmica;
T3. Biogeografia, conectividade e modelagem preditiva;
T4. Biodiversidade e taxonomia;
T5. Biologia (alimentação, crescimento e reprodução);
T6. Impactos e Conservação;
T7. Corais como indicadores paleoambientais.

COMITÊ CIENTÍFICO:
  • Prof Dr. Alberto Lindner (UFSC)
  • Prof Dr. Angelo Bernardino (UFES)
  • Prof. Dra. Carla Zilberberg (UFRJ)
  • Prof. Dr. Clóvis Castro (UFRJ)
  • Prof. Dr. Felipe Toledo (USP)
  • Prof. Dr. Luis Conti (USP)
  • Prof. Dr. Marcelo Kitahara (UNIFESP)
  • Prof. Dr. Paulo Sumida (USP)
  • Prof Dr. Ralf Cordeiro (UFRPE)
  • Dra. Renata Arantes (UFSC)

OFICINAS

Nos dias 26 e 27 de julho o II SBCAP está organizando  as duas seguintes oficinas:

26/07 (segunda-feira) - 14:00 às 18:00
Introdução aos ecossistemas de Corais de Águas Profundas (CAP)
Ministrantes: Guarani Cavalcanti (Petrobras) e Renata Arantes (UFSC)

• Principais aspectos biológicos e ecológicos relacionados aos Corais de Águas Profundas
  • Principais feições formadas por Corais de Águas Profundas
  • Características dos principais grupos de Corais de Águas Profundas e das espécies formadoras de bancos
  • Características e limitações das diferentes ferramentas acústicas utilizadas para mapeamento de bancos de Corais de Águas Profundas
  • Métodos diretos para avaliação de bancos de Corais de Águas Profundas e os procedimentos para aquisição de imagens submarinas com veículos de operação remota (ROV)

27/07 (terça-feira) - 14:00 às 18:00
Utilização dos softwares EIVA para integração de dados durante navegações
Ministrante: Maria Antonia Ribeiro (EIVA)
  • Visão geral do software NaviSuite
  • Configuração de instrumentos, veículos e geodésia no NaviPac
  • Definição de pontos de interesse
  • Utilização do NaviPac online e suas ferramentas
  • Visão geral de navegação no Helmsman's Display (HMD)
  • Uso das ferramentas em 2D e 3D para medições, direcionamento e seleção das camadas de mapas
  • Anexação de modelos 3D de navios e veículos no mapa
  • Inserção de eventos
  • Interface de vídeo e gravação

As oficinas são gratuitas e acontecerão de forma remota via Microsoft Teams, os convites serão enviados por e-mail a todos os inscritos no dia de cada oficina (Vai participar? fique atento a sua caixa de SPAM). Clique aqui e faça já a sua inscrição!

Atenção, às 10:00 da segunda-feira serão encerradas as inscrições para participar das oficinas!

Acesse aqui para ver a agenda completa e palestrantes

TUTORIAL - SESSÃO DE PÔSTERES

Créditos das imagens de corais utilizadas pela organização do II SBCAP: Petrobras