Lançamento e apresentação do livro eletrônico: Noções de Oceanografia do IOUSP

O livro eletrônico "Noções de Oceanografia do IOUSP" foi concebido a partir do Curso de Difusão Cultural Noções de Oceanografia, que é ministrado há 27 anos por docentes, pós-graduandos, pós-doutorandos e técnicos do Instituto Oceanográfico da USP, de forma voluntária, nas manhãs de domingo. O e-book que estamos lançando não se limitou ao conteúdo do curso. Outros pesquisadores e especialistas também se juntaram ao grupo para contribuir em suas áreas de expertise. O empenho e dedicação dos 73 autores resultaram nesta obra bastante completa, abordando todas as áreas, conceitos e principais vertentes da Oceanografia, com uma temática atual, linguagem acessível e em português.

capa e book Noçoes

O e-book está disponível no site do IOUSP com acesso livre e gratuito aos interessados. Os seus 37 capítulos estão distribuídos em: Introdução, Oceanografia Geológica, Oceanografia Física, Oceanografia Química, Oceanografia Biológica, Museu Oceanográfico, Oceanografia Aplicada e Atuação do Oceanógrafo.

Acreditamos que essa publicação será de grande utilidade para os estudantes de graduação e pós-graduação em Oceanografia e ciências afins, mas também será de interesse do público em geral, contribuindo para a divulgação e disseminação da cultura oceânica e conscientização da importância dos oceanos para o planeta e para a humanidade.

Assista o vídeo de lançamento deste livro. Este ano de 2021 tem um caráter bastante significativo e emblemático, pois estamos no início da Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, ou resumidamente, a “Década do Oceano”. Essa é uma ação concreta do Instituto Oceanográfico da USP, para colaborar com o alcance das metas propostas pela ONU para ODS 14, a Vida no Mar.

Bem-vindos a bordo!

Os Editores

Compartilhe