Como entender a importância dos oceanos? Curso da USP sobre o tema dá origem a e-book

Fonte: Jornal da USP

Com quase mil páginas, o livro Noções de Oceanografia marca 27 anos do curso de extensão e 75 anos do Instituto Oceanográfico da USP; obra está disponível gratuitamente na internet

capa e book NoçoesO ano de 2021 é um marco para os estudiosos e amantes do mar. O Instituto Oceanográfico (IO) da USP acaba de lançar a obra Noções de Oceanografia, um livro eletrônico que ostenta oito seções, 37 capítulos, mais de 900 páginas e 800 figuras. O lançamento do livro marca os 75 anos do instituto e o início da Década do Oceano, instituída pelas Nações Unidas pelo período de 2021 a 2030 para reforçar a urgência e a importância da sustentabilidade dos mares.

Organizada pelo professor Joseph Harari, a elaboração da obra reuniu 72 autores e 10 editores associados. Ela foi concebida a partir do curso de difusão cultural Noções de Oceanografia, ministrado desde 1993 por docentes, pós-graduandos, pós-doutorandos e técnicos especializados do IO. Atualmente o curso está na 55ͣ turma, a terceira em formato remoto. Cerca de 240 alunos compõem cada edição, somando mais de 10 mil alunos.

Tanto o livro quanto o curso resultaram do empenho de profissionais dedicados e comprometidos com a disseminação de uma cultura oceânica. O curso, por exemplo, é ministrado de forma voluntária, nas manhãs de domingo.

“Esperamos que seja útil para todos os interessados no mar. É uma divulgação e disseminação da cultura oceânica, principalmente para conscientizar a comunidade sobre a importância da oceanografia”, disse Harari no lançamento do livro. O organizador e editor-chefe da publicação salientou que a qualidade ambiental dos oceanos é fundamental para a sobrevivência da humanidade “e para uma boa qualidade de vida das próximas gerações”.

20210909_joseph_harari

Joseph Harari, professor do Instituto Oceanográfico da USP e organizador do livro - Foto: Divulgação/IEA