“Convite à Física” debate a complexidade do sistema terrestre e as mudanças do clima

Fonte: Jornal da USP

Palestra promovida pelo Instituto de Física da USP terá transmissão on-line pelo Youtube no dia 8 de dezembro, às 16 horas

Foto: Ocean Biology Processing Group at NASA’s Goddard Space Flight Center via NASA Images

.
Muito progresso tem sido feito com relação à previsão e projeções de tempo e clima da Terra usando modelos matemáticos, contexto que resultou na premiação do Nobel de Física para Syukuro Manabe e Klaus Hasselmann por seus trabalhos pioneiros associados a essa área.

Para debater o tema, o evento da série Convite à Física, promovido pelo Instituto de Física (IF) da USP na próxima quarta-feira, dia 8 dezembro, às 16 horas, vai abordar a complexidade das mudanças do clima, o aquecimento global e seus impactos. Com transmissão on-line pelo Canal do IF no Youtube, a palestrante Ilana Wainer, docente do Instituto Oceanográfico (IO) da USP, comentará a contribuição dos ganhadores do Nobel para a oceanografia física de larga escala e a interação com a atmosfera. Ela também vai apresentar exemplos de impactos para o Oceano Atlântico Sul e seu setor austral (Antártica).

Ilana é especialista em interação oceano-atmosfera e clima utilizando modelos acoplados de alta complexidade.  Participa do comitê gestor do INCT-Criosfera onde também contribui com pesquisas em modelagem do clima para entender o papel do gelo marinho e plataformas de gelo da Antártica na circulação do oceano e impactos climáticos. Além de extensa atividade de pesquisa e ensino, participou dos comitês de direção de programas internacionais como o World Climate Research Program e Scientific Committee for Ocean Research.

Organizado pelo IF, o Convite à Física faz parte de um projeto de extensão coordenado pelos professores Renata Funchal e Enrico Berttuzzo, do departamento de Física Matemática. As palestras são abertas ao público geral e dedicadas aos estudantes ingressantes da USP. Você pode conferir edições anteriores do evento neste link.

Convite à Física

Sistemas complexos e o problema das mudanças do clima
Data: 8 de dezembro (quarta-feira)
Horário: 16 horas
Para ver a palestra: Transmissão pelo Canal do IF no Youtube.
Facebook: www.facebook.com/fisicaUSP

Compartilhe