Podcast All-Atlantic Talks

Fonte: Confap

A Aliança de Pesquisa & Inovação do Oceano Atlântico (All-Atlantic Ocean Research Alliance), reúne diversos países que fazem fronteira com o Oceano Atlântico, com o objetivo de fortalecer a cooperação para a pesquisa científica, tecnológica e a inovação.

O Brasil integra a iniciativa por meio da Declaração de Belém, assinada em 13 de julho de 2017, em conjunto com a União Europeia e a África do Sul.

No Brasil, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), no conjunto de suas 26 Fundações (FAPs), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), apoiam as ações da Aliança.

Com o objetivo de ampliar as discussões sobre a Aliança e destacar as ações de cooperação em prol do Oceano Atltântico, a All-Atlantic Ocean Research Alliance lança em 2022 o podcast All-Atlantic Talks.

Os episódios do All-Atlantic Talks explorarão os esforços de colaboração em torno dos principais temas prioritários da Aliança, incluindo diplomacia científica; ciência aberta e compartilhamento de dados oceânicos; cultura oceânica e conscientização da sociedade; crescimento azul sustentável e biotecnologia marinha; treinamento e capacitação; e infraestruturas de pesquisa marinha, mergulhando em ricas discussões com convidados especiais dos países que compõem a Aliança.

>> O podcast All-Atlantic Talks pode ser escutado pelo YouTube ou  Spotify.

• #Podcast 1: “Science Diplomacy in the All-Atlantic Ocean Research Alliance” [Áudio em Inglês]

– Convidados: John Bell (Comissão Europeia); Maria Zaira Turchi (CNPq/MCTI – Brasil) e Yonah Seleti (Department of Science and Technology – África do Sul), Co-Presidentes (Co-Chairs) da Declaração de Belém sobre a Cooperação em Pesquisa & Inovação no Oceano Atlântico.

– Entrevistador: Carlo Cauti

>>> Clique aqui e ouça o #podcast1 no Spotify.

• #Podcast 2: “Blue Schools & Ocean Literacy” [Áudio em Inglês]

– Convidados: Nozi Hambaze (Rede de Observação Ambiental – NRF/ África do Sul), Ronaldo Christofoletti (UNIFESP/ Brasil), Thando Mazomba (Jovem Embaixadora do Oceano Atlântico/ África do Sul), Raquel Lorenz Pena Costa (Escola Azul/ Portugal) e Caitlin Ranson (Rede de Observação Ambiental – NRF/ África do Sul)

– Entrevistador: Carlo Cauti

>>> Clique aqui e ouça o #podcast2 no Spotify.

• #Podcast 3: “Marine Research Infrastructures & International Cooperation in the Atlantic Ocean” [Áudio em Inglês]

– Convidados: Moacyr Araujo (professor do Departamento de Oceanografia e vice-reitor da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE); João Vitorino (oceanógrafo físico do Instituto Hidrográfico); e Florence Coroner (diretora de políticas internacionais do Instituto Nacional Francês de Ciências Oceânicas – IFREMER).

– Entrevistador: Carlo Cauti

>>> Clique aqui e ouça o #podcast3 no Spotify.

• #Podcast 4: “Jovens Embaixadores do Oceano Atlântico: experiências do Brasil” [Áudio em Português]

– Convidados: Ignacio Ybáñez, embaixador da União Europeia no Brasil; e os jovens embaixadores do Oceano Atlântico no Brasil: Raqueline Monteiro, da Universidade Federal do Pará (UFPA); Daniel Venturini, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – Parque Nacional dos Abrolhos; e  Júlia Biscaia Zamoner, da Aplysia Environmental Solutions e do Instituto Geração Oceano X.

– Entrevistador: Carlo Cauti

>>> Clique aqui e ouça o #podcast4 no Spotify.

• #Podcast 5: “Transatlantic information and data sharing in the All-Atlantic Space” [Áudio em Inglês]

– Convidados: Olga Sato, oceanografa física da Universidade de São Paulo – USP; Tina Dohna, gerente de dados da PANGAEA Data Publisher, na MARUM – Universidade de Bremen (Alemanha); e Othman Dekkaki, doutorando na Faculdade de Ciências de Rabat e jovem embaixador do Oceano Atlântico no Marrocos.

– Entrevistador: Carlo Cauti

>>> Clique aqui e ouça o #podcast5 no Spotify.

• #Podcast 6: em breve!

________________________________________________________

• Produção do podcast All-Atlantic Talks

– Coordenação e Curadoria: Elisa Natola;
– Apresentação e Pauta: Carlo Cauti;
– Gravação e Edição de Áudio: Victor Hugo Nogueira;
– Comunicação e Identidade Visual: Fernando de Lucena;
– Realização: All-Atlantic Ocean Research Alliance;
– Apoio: União Europeia;
– Distribuição: Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).