A importância do doutorado e pós-doc realizados em outros países, por Prof. Dr.Paulo Sumida - Diretor do IOUSP

Entrevista do Prof. Dr. Paulo Sumida, diretor do IOUSP, ao Programa Amigos do Mar
transcrição da entrevista:
"É uma experiência muito importante, eu acho, para quem trabalha com pesquisa. Pesquisa é um trabalho, na verdade, que necessita muita colaboração e eu acho que foi muito importante ter tido essa experiência na Inglaterra. Logo após terminar meu doutorado na Inglaterra, eu fui convidado para ir para a Universidade do Havaí por um professor da Universidade do Havaí. Então, é uma experiência inestimável em termos de colaboração, de conhecer outros, outras maneiras de se pensar. E também em termos de oportunidade, eu tive muita oportunidade quando eu estava nessas instituições, instituições grandes que me proporcionaram experiências muito importantes na pesquisa. Então, eu acho que essa experiência é inigualável e, por isso, eu sempre falo para os meus alunos tentarem ir para o exterior por um tempo para ver como se faz pesquisa em outros lugares e como é a colaboração nesses lugares." por Prof. Dr. Paulo Sumida.
maxresdefault