Mostra internacional de cinema celebra beleza e poder dos oceanos

Fonte: Jornal da USP

Evento faz parte da “Marina Week” 2022, semana de atividades educativas sobre o mar promovida pela Cátedra Unesco para Sustentabilidade do Oceano em parceria com a Scientific American Brasil; exibições acontecem dias 2 e 3 de junho

Cena de Eyre & Sea, filme que faz parte da Mostra Internacional de Cinema do Mar – Foto: Divulgação / Marina Week

.
Divulgar e difundir a produção cinematográfica com o tema do oceano é uma das propostas da Marina Week 2022, que realiza a I CineMarina – Mostra Internacional de Cinema do Mar e promove encontro com documentaristas renomados para apresentar e discutir produções nacionais sobre o mar. O evento faz parte da Semana do Mar de São Paulo, que será realizada de 1º a 5 de junho no Memorial da América Latina, no bairro da Barra Funda, em São Paulo. A exibição será no Auditório Simon Bolívar, com capacidade para mil lugares, e a entrada é gratuita. 

Nos dias 2 e 3 de junho, a partir das 20 horas, serão exibidos filmes internacionais selecionados no Ocean Film Festival World Tour – mostra surgida na Austrália, em 2015, e reconhecida como o principal festival internacional de cinema do mar. Essa é a primeira vez que o festival, já na 9ª edição, chega ao Brasil. Outras regiões de exibição são na Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos da América, Reino Unido, Itália, Espanha e China. 

“Por meio da CineMarina, vamos exibir uma seleção de curtas-metragens que documentam a beleza e o poder do oceano e celebram os mergulhadores, surfistas e oceanógrafos que dependem desse ambiente”, comenta Alfredo Nastari, publisher da Scientific American Brasil e idealizador do evento. 

Entre as atrações internacionais, estão produções como I Am Ocean, filme australiano que narra a história de uma fotógrafa diagnosticada com uma doença terminal, que encontra refúgio em sua conexão com o oceano; e Mar, documentário português sobre o surfista de ondas gigantes Alex Botelho. 

Outra película exibida será o documentário estadunidense If You Give a Beach a Bottle. Inspirado em um livro ilustrado, o produtor Max Romey dirige-se a uma praia remota na costa do Alasca em busca de detritos marinhos. O que ele encontra é uma história completamente diferente. Os filmes estrangeiros serão legendados em português.

No sábado, dia 4 de junho, a partir das 14 horas, uma tarde inteira será dedicada para a exibição de obras nacionais consagradas, especialmente selecionadas para a Marina Week, no Encontro de Documentaristas. Entre os presentes, estarão David Schurman, Lawrence Whaba, Bhig Vilas Boas, Ricardo Gomes, João Lara Mesquita, Cristian Dimitrius, Ligia Barbosa, Luciano Candisani e Pedro Saad. Eles vão falar dos seus trabalhos e destacar a relevância do mar com o objetivo de cada vez mais ganhar protagonismo na mídia. Haverá transmissão ao vivo, por streaming, de trechos dos filmes. 

Semana do Mar

Marina Week é o maior evento sobre o mar do Brasil, realizada pela Scientific American Brasil e a Cátedra Unesco para Sustentabilidade do Oceano, vinculada aos institutos Oceanográfico e de Estudos Avançados (IEA) da USP. 

Alinhada com os objetivos definidos na Assembleia Geral das Nações Unidas, que nomeou o período de 2021 a 2030 como a Década das Nações Unidas para a Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, este grande encontro propõe discussões sobre questões cruciais para o futuro do oceano, com foco na sustentabilidade e na cultura do mar. 

Totalmente gratuito, o evento é voltado para ambientalistas, pesquisadores, educadores, estudantes, profissionais do mercado, artistas, velejadores, mergulhadores, surfistas, gestores públicos e todos os amantes do mar, além do público em geral. O evento tem o patrocínio da Repsol Sinopec Brasil e Sebrae, apoio da Braskem, e conta com apoio institucional do Memorial da América Latina, Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, Instituto Costa Brasilis e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, apoio de mídia da TV Cultura.

Saiba mais em www.marinaweek.com.br.

CineMarina – Mostra Internacional de Cinema do Mar
Local: Memorial da América Latina (Av. Mário de Andrade, 664 – Barra Funda), Auditório Simon Bolívar
Quando: 2 e 4 de junho, das 20h às 22h
Filmes: I Am Ocean (Austrália), Tiger (Shark) King (México), Eyre & Sea (Austrália), If You Give A Beach A Bottle (Estados Unidos), Mar (custom tour edit) (Portugal), From Kurils With Love (Estados Unidos), Wave Of Change (França), Matador (Estados Unidos). 

.

Texto adaptado da Advice Comunicação, Assessoria da Marina Week

Compartilhe