Bons ventos nos trazem de volta a Semana Temática de Oceanografia (STO)!

bottom adesivo kit origA STO é organizada por alunos do quinto ano da graduação do IOUSP. Sua primeira edição foi realizada em 2006, marcando o início de uma tradição. O evento possui o objetivo de difundir as ciências do mar, compartilhar conhecimento e propor discussões acerca da Oceanografia. Assim, por meio de palestras, mesas-redondas, oficinas e minicursos, a STO atrai pessoas de diversos públicos, estudantes da graduação e pós-graduação de diversas áreas, profissionais da oceanografia e curiosos.

Após duas edições no formato remoto, em função das condições impostas pela pandemia, estamos muito contentes de retornar com o formato presencial a ser realizado entre os dias de 26 a 30 de setembro de 2022.

Não podemos falar de oceanografia - que é essencialmente multidisciplinar e abrangente - sem interligar todas as facetas das mais diversas áreas, bem como entender como ela é afetada e moldada pela sociedade em que vivemos. Dessa forma, o tema da 17º STO apresenta  "Oceano e o desenvolvimento humano".

Quando falamos de desenvolvimento humano, muitas questões podem ser levantadas, como as atividades econômicas e sociais, as evoluções científicas e tecnológicas e as pressões ambientais decorrentes que moldam o futuro da humanidade. O que é possível alcançar através da oceanografia? Como a ação antrópica impacta os ecossistemas e comunidades costeiras? O crescimento econômico e o uso sustentável do mar caminham juntos? Essas e outras discussões serão debatidas nesta edição da STO.

A lista de convidados externos a comunidade IOUSP incluem: O presidente nacional da Aoceano Fernando Dielh; a representante regional da Aoceano Vivian Martinho;  Rogério Rushel, jornalista e autor do livro "O valor do mar: Uma visão integrada dos recursos do oceano do Brasil"; Letícia Lotufo, professora e especialista em farmacologia a partir da biodiversidade marinha; Flávia Noronha, professora da EACH-USP especialista em ciências atmosféricas; Paolo Alfredini, professor da POLI-USP especialista em Engenharia Costeira e Portuária; Keyi Ussamiespecialista de Economia do Meio-ambiente e egressa do IOUSP; Maria Eugênia Fernandes, mestre em Combate aos Resíduos Plásticos no Oceano e também egressa do IOUSP.

Além dos convidados da comunidade IOUSP e professores do Instituto: Yara Shaeffler, Alexandre Turra; Miguel Mies; Mary Gassala; Eduardo Siegle; Felipe Toledo; Natasha Travenisk Hoff

Além disso, serão oferecidos os minicursos:

  • Ocean Data View (ODV) com o Prof. Dr. Paulo Polito

  • Direito Ambiental com Daniela Malheiros Jerez; advogada, bióloga e analista de políticas públicas da WWF.

  • Desenho científico com Clara D'elia; artista visual e graduanda em biologia

  • Introdução ao LaTeX com Prof. Rodrigo Rodrock, analista de sistemas e professor de Ciências da Natureza.

Ineditamente, a edição deste ano levará os aderidos para uma visita no Tanque de Provas Numérico da Engenharia Naval da Escola Politécnica, onde serão apresentados o tanque de provas idealizado com o propósito de calibrar os modelos hidrodinâmicos e estruturais, além disso, também haverá uma visita ao Simulador de Manobras de Navio.

É importante lembrar que emitimos certificado de participação e oferecemos inscrição social!

Além disso, os 150 primeiros inscritos ganharão um kit exclusivo e concorrerão a um curso de mergulho.

A inscrição é online ou presencial: Na piscininha do prédio didático de segunda a sexta das 11:40 às 14h.

Para mais informações acessem nosso instagram e site.

INSCRIÇÕES

INSTAGRAM XVII STO 2022

SITE

Compartilhe