O Projeto Pescado para Saúde faz parte de proposta aprovada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)

pesca
O Projeto Pescado para Saúde faz parte de proposta aprovada pela  Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) , em dezembro de 2021.  Ele será articulado em um  Núcleo de Pesquisa Orientada a Problemas em São Paulo (NPOP) , no âmbito do edital Ciência para o Desenvolvimento da FAPESP, que busca resolver problemas e desafios enfrentados pelo Estado, por meio da pesquisa aplicada.

A relação entre pescado e saúde será o tema central da pesquisa, a ser desenvolvida pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP), instituição Sede do projeto, em co-execução com o Instituto de Pesca (IP-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, a Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Além das instituições de pesquisa participam do projeto empresas brasileiras, como Polinutri e Neogen, e estrangeiras, como Biomar (Noruega), Veramaris (Países Baixos), Lesaffre (França) e AquaHana (Estados Unidos). Entre os órgãos governamentais envolvidos estão a Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (FUNDAG) e a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA).  O projeto também conta com o Dr. Albert G. J. Tacon - pesquisador atuante em vários países no tema - como pesquisador visitante no projeto.

O Núcleo de Pesquisa Pescado para Saúde explorará e aproveitará as qualidades de cada instituição parceira, incluindo o mandato e as conexões com centros de pesquisa e extensão governamentais, de modo a esclarecer os benefícios para a saúde humana no aumento do consumo de pescado, assim como na aplicação de políticas públicas e recomendações dietéticas de pescado para o consumidor paulista e brasileiro.