Explorando o oceano profundo: parcerias para descobertas valiosas

Imagine um lugar misterioso e pouco conhecido: o fundo do oceano. É um local difícil de explorar, mas cientistas do Instituto Oceanográfico da USP estão revelando seus mistérios através de uma parceria com a Petrobras.

Por Nayara Carvalho

Figura BTP.v2 456

O resultado desta parceria foi recém-publicado na revista científica Nature Communications Earth & Environment, e revelou uma riqueza surpreendente de corais profundos no norte da Bacia de Santos, Brasil. Adicionalmente, a pesquisa compilou 50 anos de dados de temperatura e salinidade nas proximidades destes bancos para explorar sua relação com os diferentes habitats coralíneos encontrados. Estes ambientes são lar de uma incrível diversidade de vida marinha, mas são vulneráveis a diversas ameaças.

O trabalho foi liderado pela doutoranda Nayara Carvalho e seu orientador Prof. Dr. Paulo Sumida, ambos do IOUSP, e contou com a colaboração de renomados cientistas nacionais e internacionais de diversas instituições. O resultado faz parte do projeto “Ambientes marinhos sensíveis do sudeste do Brasil SENSIMAR” liderado por Guarani Cavalcanti, e do “Projeto de Caracterização Regional da Bacia de Santos PCR-BS”, liderado por Daniel Moreira.

A pesquisa mostrou que podemos aprender muito com parcerias entre cientistas e empresas. Os dados coletados durante as atividades da Petrobras forneceram informações valiosas sobre o oceano profundo. Agora, é possível usar esse conhecimento para ajudar a proteger esses ambientes incríveis. Afinal, cuidar dos oceanos é cuidar do nosso planeta.

Informações adicionais

Contatos: e

Nome do Artigo: Underwater surveys reveal deep-sea corals in newly explored regions of the southwest Atlantic

Link do Artigo: https://www.nature.com/articles/s43247-023-00924-0#author-information

Link da matéria de divulgação do artigo (Behindthepaper) no site da Nature: https://ecoevocommunity.nature.com/posts/repurposing-offshore-industry-surveys-in-deep-sea-coral-sites-of-the-southwest-atlantic?channel_id=behind-the-paper

Financiamento: Petrobras (projeto P&D); FAPESP #2018/13141-5

Compartilhe