O Mar e a Ciência: a cultura científica dos oceanos e as questões de interesse para o Estado brasileiro

ciencia mar 10x15Responsável: Centro de Estudos em Direito do Mar "Vicente Marotta Rangel" -CEDMAR – USP

Fundamentação
A atenção sobre estudos do mar vem avançando na comunidade científica e acadêmica brasileiras, como se observa da leitura dos registros das diversas iniciativas voltadas à compreensão dos fenômenos que ocorrem nesse espaço. A descoberta de riquezas na Amazônia Azul, um imenso espaço marítimo de cerca de 4,5 milhões de Km² e que corresponde a área da Amazônia verde, a necessidade de desenvolvimento de tecnologias para a exploração e explotação dos recursos naturais existentes nesse espaço, bem como às demandas de segurança e defesa do Estado brasileiro reforçam, por si só, a ideia que é mandatório intensificar o desenvolvimento de uma mentalidade marítima no povo brasileiro.

Justificativa
Destarte, considera-se relevante a realização de um evento acadêmico dessa natureza exclusivamente para discutir temas do mar devido ao seu significativo potencial de resultar em um aceitável entendimento acerca do significado do mar para o Brasil. Com isso, almeja-se contribuir para o aprimoramento da consciência marítima brasileira no meio acadêmico e científico, que poderá servir como elemento multiplicador dos conhecimentos, experiências, atitudes e valorizações acerca do mar, especificamente, da Amazônia Azul. Os exames, as exposições e os debates a serem realizados nesse Simpósio é mister devido ao fato dos espaços marítimos abarcarem mais do que 70% da superfície da Terra. No domínio doméstico, também tem-se como necessário aprofundar o estudo do tema por razões políticas, estratégicas, jurídicas, econômicas, históricas, culturais, geográficas, tecnológicas, educacionais, de segurança e defesa nacionais, preservação ambiental, entre outras. Assim, uma vez compreendidas as questões relevantes afetas ao tema, a partir da percepção resultante da abordagem multidisciplinar proposta para o exame do mar, busca-se ordenar um pensamento científico e o envolvimento da sociedade brasileira nos temas marítimos, além de contribuir para o desenvolvimento sócio-econômico do Estado brasileiro de modo sustentável.

Objetivo geral
Promover um foro acadêmico e científico para o debate e difusão das perspectivas de especialistas sobre os usos dos mares na contemporaneidade, a partir de distintos pontos de vista, a fim de contribuir, por meio de uma visão holística, para o desenvolvimento da consciência sobre a importância do mar para o Brasil e, por conseguinte, para o aprimoramento das pesquisas científicas, produção acadêmica e desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o mar.

Objetivos específicos
• Proporcionar um ambiente de intercâmbio de experiências acadêmicas e profissionais sobre o estudo do mar sob uma perspectiva multidisciplinar;
• Apreciar os principais temas ligados aos oceanos na contemporaneidade;
• Discutir alternativas para o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis e do aproveitamento econômico dos recursos situados do mar e na plataforma continental;
• Compreender os cenários prospectivos mais prováveis de se realizarem sobre os usos dos mares nos próximos dez anos e suas implicações estratégicas para o Brasil no que se refere às vertentes do desenvolvimento econômico, tecnológico, social, da preservação ambiental, da segurança e da defesa.

Temas a serem discutidos
• Regulamentação e uso do mar sob as perspectivas do Direito, da Ciência Política e das Relações Internacionais.
• Investigações e pesquisas científicas relacionadas ao mar;
• Aproveitamento econômico e sustentável dos recursos vivos e não-vivos do mar;
• Preservação e proteção da biodiversidade marinha;
• Atividades de segurança e defesa marítimas na Amazônia Azul através da análise de cenários prospectivos, política e estratégias marítimas.

Público: Professores, Pesquisadores, estudantes e profissionais que tenham interesse no estudo do tema.

Forma de inscrição:
As solicitações de inscrições serão realizadas através do envio de email para , devendo conter as seguintes informações: Nome completo; Titulação; Instituição a que está vinculado; Endereço completo; Telefone (com DDD) e E-mail.
Devido ao número limitado de vagas (60), a secretaria da organização do evento irá confirmar os pedidos de inscrição recebidos até o dia 17 de abril de 2015. O período para pedido de inscrição se encerra em 15 de abril de 2015.

Valor:
Não será cobrada taxa de inscrição.

Data e horário:
23 e 24 de Abril

23/04 (Quinta-feira)
8h 30m / 9h 30m – Credenciamento
9h 30m – Abertura
10h / 10h 50m - Palestra Inaugural
11h / 12h 30m - Sessão 1: Política, Estratégia e Cenários
12h 30m / 14h – Almoço
14h / 15h 30m - Sessão 2: Direito do Mar
15h 30m / 17h - Sessão 3: Meio ambiente marinho
17h / 18h30m - Sessão 4: Inovação, Ciência e Tecnologia

24/04 (Sexta-feira)
9h -10h30m - Sessão 5: Inovação, Ciência e Tecnologia
10h 30m -12h - Sessão 6: Segurança e Defesa
12h / 13h 30m – Almoço
13h 30m -15h - Sessão 7: Aproveitamento econômico
15h -16h 30m - Sessão 8: Educação
16h 30m -18h - Sessão 9: Mentalidade marítima
18h 30m – Encerramento

Local e endereço:
Instituto de Relações Internacionais (IRI) da Universidade de São Paulo – Sala da Congregação

Email de contato:

Site do evento: http://www.facebook.com/pages/Cedmar-Usp-Centro-de-Estudos-em-Direito-do-Mar-Vicente-Marotta-Rangel/731463423609671?fref=ts

Outras informações:

Expositores já confirmados:
Dr. Eurico de Lima Figueiredo / INEST-UFF
Williams Golçalves/UERJ
Dr. Paulo Edvandro da Costa Pinto / EGN/CEDMAR-USP
Dr. Adherbal Meira Mattos / UFPA
Dr. Wagner Menezes / CEDMAR-USP
Dr. Vicente Gomes / Instituto Oceanográfico da USP
Dr. Frederico Pereira Brandini / Instituto Oceanográfico da USP
Dr. Alexander Turra / Instituto Oceanográfico da USP
Contra-Almirante Oscar Moreira da Silva Filho / Diretor do IEAPM
Dr. Maurício Bruno de Sá / INEST-UFF
Dra. Valéria Flora Hadel /Centro de Biologia Marinha da USP
Dr. Tiago V. Zanella

Instituições Envolvidas:
Universidade de São Paulo – USP
Instituto de Relações Internacionais da USP
Faculdade de Direito da USP
Fundação Alexandre de Gusmão – FUNAG
Academia Brasileira de Direito Internacional – ABDI

Página do CEDMAR-USP no Facebook para mais informações:
http://www.facebook.com/pages/Cedmar-Usp-Centro-de-Estudos-em-Direito-do-Mar-Vicente-Marotta-Rangel/731463423609671?fref=ts

ciencia mar cartaz

Compartilhe