IO Presente na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Acesse a página da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no link http://semanact.mct.gov.br A exposição "A presença do Brasil na Antártica" de curadoria da Profa. Dra. Elisabete de Santis Braga da Graça Saraiva e equipe do Museu Oceanográfico da USP estará aberta ao público para visitação na EACH-USP Leste entre os dias 15 a 21/10/12 durante SNCT/12 (Semana Nacional de Ciência e Tecnologia).

Composta por fotografias e informações, dispostas em 19 banners, a exposição conta sobre as primeiras expedições à Antártica feita pelos exploradores polares Amundsen e Scott além do histórico sobre o Tratado Antártico, Protocolo de Madri, Programa Antártico Brasileiro e sobre as seis expedições antárticas ao continente e que foram realizadas com participação do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP) em parceria com a Marinha do Brasil/SECIRM de modo a assegurar a participação do Brasil no Tratado Antártico.
As primeiras expedições brasileiras (1982-1988) foram realizadas no N/Oc. Prof.Wladimir Besnard, o primeiro navio de pesquisa nacional, sendo os professores doutores do IOUSP Motonoga Iwai, Yoshimine Ikeda, Phan Van Ngan, Aiton Santo Tararam e Luz Amélia Vega Perez os chefes científicos e houve apoio do navio NApOc Barão de Teffé da Marinha do Brasil. A exposição foi idealizada para comemorar os 30 anos do IOUSP na Antártica.

iousp semana ct2012

Além da exposição sobre a Antártica o visitante poderá conhecer as Exposições "120 anos de nascimento do Prof. Wladimir Besnard" fundador do IOUSP, "O ensino e a pesquisa no IOUSP: 40 anos de pós-gradução e 10 de graduação e "Science on a Sphere" : inovação e tecnologia no Museu Oceanográfico do IOUSP.