Aluno da graduação do IOUSP recebe o prêmio de melhor trabalho no Congresso Mundial de Aquicultura

miguel presentationMiguel Mies apresentou trabalho sobre a reprodução de ostras ornamentais no maior fórum da aquicultura mundial, com participação significativa do IOUSP.

O maior evento da aquicultura mundial, World Aquaculture 2011, foi recentemente realizado em Natal (RN). Contando com mais de 3.500 inscritos, provindos de vários países, o evento apresentou mais de 50 sessões cobrindo diferentes temas ligados à criação de organismos aquáticos.

O Laboratório de Aquicultura (LAM) representou o IOUSP com uma delegação de 12 pessoas, incluindo alunos da graduação, pós-graduação, pesquisadores e um convidado estrangeiro, o Prof. Albert Tacon (University of Hawai´i, Universidad Autonoma de Baja California). Ao todo, doze trabalhos foram apresentados nas sessões intituladas "Determinando a sustentabilidade em um mundo em mudança", "Estratégias de alimentação e nutrição de peixes", "Alimentação e nutrição de camarões marinhos", "Evoluindo para uma abordagem ecossitêmica para a aquicultura", "Aquicultura em tanque-rede" e "Ornamentais".

O aluno do Bacharelado em Oceanografia do IOUSP Miguel Mies recebeu a distinção máxima entre os estudantes do evento por sua apresentação oral "Succesful Spawning and a Possible Solution for Broodstock Mortality in Giant Clams: a Neurotransmitter Injection Through the Byssal Orifice", que trata de um método prático aplicável à reprodução em cativeiro de ostras ornamentais de alto valor de mercado (1 indivíduo adulto = até R$ 2.000,00) . Desde o início de seus trabalhos com aquicultura, Miguel vem demonstrando grande interesse no desenvolvimento de pesquisas aplicadas, tendo já submetido 2 manuscritos para publicação em periódicos científicos internacionais, e possui um perfil bastante promissor para a pesquisa. Seu desempenho foi significativo no evento já que, além do prêmio, realizou contatos com os principais pesquisadores da área.

O trabalho também teve como co-autores ex-alunos e professores do IOUSP: Felipe Braga, Marcello Scozzafave, Paulo Sumida e Daniel Lemos. Os resultados deste trabalho provém de um programa de pesquisa do LAM que inclui a incubação de uma empresa formada por alunos da graduação para o desenvolvimento de protocolos de reprodução e produção de formas jovens de animais marinhos, e produtos com espécies ornamentais.O LAM completa 10 anos em 2011 e vem, desde seu início, buscando uma atuação significativa na aquicultura. A participação neste evento contou com o apoio da FAPESP, do CNPq e do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).

A apresentação do trabalho está disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=85B7PGgyXnY