Exposição Tara Oceans: Um panorama do plâncton marinho mundial

Trata-se de um acervo de imagens de alta definição compostas por organismos do plâncton marinho, seres que ficam a mercê dos movimentos da água marinha nos oceanos mundiais. As fotos foram tiradas por uma equipe de profissionais que viajaram o mundo inteiro, integrando a “Expedição TARA” composta por pesquisadores, coordenados pelo Dr. Emmanuel G. Reynaud da França. A Exposição tem passado por vários países, tendo chegado recentemente da Bolívia e tem passagem pelo Instituto Oceanográfico entre os dias 26 de maio e 30 de Julho de 2014. Em seguida, parte para uma temporada na Europa. A Exposição está sendo realizada em parceria com o Consulado Geral da França em São Paulo. A exposição é composta por mais de 30 painéis em alumínio com fotografias que receberam tratamento especial com participação de engenheiros ópticos e possui layout de Luis Gutiérrez-Herdeia. Além desta exposição, haverá um conjunto de painéis em PVC com imagens de Corais que também estarão em exposição. A preservação dos oceanos se inicia com um maior conhecimento de seus habitantes. Venham conhecer este acervo.

tara oceans

Em São Paulo, o Instituto Oceanográfico da USP tem afinidade ao tema abordado e por isso foi contatado por Elisabeth Chouraki, Assessora para a Ciência e a Tecnologia no Serviço de Cooperação e de Ação Cultural do Consulado Geral da França em São Paulo, para uma realização conjunta desta exposição no Brasil. A ação recebeu apoio da Comissão de Cultura e Extensão e do Museu Oceanográfico do IOUSP representados pela Profa. Dra. Elisabete S. Braga G. Saraiva.

A exposição ficará aberta para visitação no prédio didático e também no Museu Oceanográfico do Instituto Oceanográfico, localizado na Praça do Oceanográfico, 191,Cidade Universitária, São Paulo, CEP 05508-120.

Informações em (011)30916587.