Novo Laboratório de Oceanografia Física: IOUSP no YouTube

Este semestre os Profs. Olga T. Sato e Paulo S. Polito estão ministrando duas disciplinas no novíssimo laboratório didático de Oceanografia Física, uma para a graduação (Lab. de Oceanografia Dinâmica) e uma para a pós (Lab. de Dinâmica do Fluido Geofísico). Tem sido extremamente gratificante participar dessas aulas onde os alunos vibram com o resultado inesperado, com a surpresa da descoberta, com a revisão e consolidação de conceitos que até então eram um tanto abstratos. Alguns experimentos foram filmados disponibilizados ao público via YouTube (clique nos links):

[http://www.youtube.com/watch?v=eE6E14OHjTw|Experimento sobre o efeito da densidade:] Porque as cubas tem alturas diferentes? O que exatamente causa o movimento? Porque a mistura parecesse cessar depois de alguns minutos? Que ondas são essas? Tem ondas na superfície?

[http://www.youtube.com/watch?v=nEqKRuGWo4k|Experimento sobre rigidez rotacional:] Porque a bolinha sobe 10 vezes mais lentamente no tanque girando do que no tanque parado? Porque se forma uma coluna sob a bolinha num caso e não no outro? No oceano de verdade isso afetaria as baleias?

[http://www.youtube.com/watch?v=qIhjRkt0DQk|Experimento sobre colunas de Taylor:] Porque a superfície é parabólica? Porque a tinta tenta desviar do obstáculo? Qual a consequência disso no oceano? Funciona para fenômenos de que tamanho e duração?

Compartilhe