IOUSP participa das festividades comemorativas dos 483 anos de Cananéia

O Município de Cananéia, fundado em 12 de Agosto de 1531, comemora nessa semana seus 483 anos. Considerada a cidade mais antiga do Brasil, Cananéia preserva patrimônio arquitetônico colonial, sítios arqueológicos, festas, culinária e artesanato tradicionais.

A Base de Apoio ao Ensino e Pesquisa do Instituto Oceanográfico da USP “Dr. João de Paiva Carvalho” completa 65 anos de atividade e mais uma vez abre suas portas para visitação durante a semana comemorativa dos 483 anos de Cananeia (SP). Coordenado pelo Museu Oceanográfico do IOUSP há quase 10 anos, o evento contará, neste ano, com exposições sobre Oceanografia, sobre o Prof. Wladimir Besnard e sobre biodiversidade marinha, além de visitas ao “Cascador de Redes” da Base e à Maquete Socioambiental do IOUSP. Por convite do próprio Museu, teremos ainda “Eco oficinas Base Verde” e uma exposição da ONG BIOPESCA, de Santos (SP), divulgando o Programa “Pescador Amigo” com Thais Santos e Carolina Bertozzi.

Canan ia e Regi o-06-12-02-416

Maquete Socioambiental, uma das atrações da Base do IOUSP. Foto: Profa. Dra. Elisabete S. Braga.

O visitante poderá conhecer um pouco mais da história da ciência Oceanografia, do Instituto Oceanográfico da USP e do fundador da Instituição, o Professor Wladimir Besnard – o “pai” da Oceanografia brasileira e “o velho barbudo que distribuía balas para as crianças na porta do antigo cinema de Cananéia” nos anos 50 e 60.

Também, através de diversos objetos expostos, todos poderão conhecer um pouco da biodiversidade marinha e equipamentos antigos utilizados pelos caiçaras para tingimento e conservação de redes de pesca, o "Cascador de Redes", além de interagir com a maquete socioambiental do Complexo Estuarino Lagunar Iguape-Cananeia-Paranaguá, construída por alunos da USP, junto ao Projeto “Um mar de histórias para contar”, sob a coordenação da Profa. Dra. Elisabete S. Braga.

As três eco oficinas curtas sobre compostagem, permacultura e minhocário serão realizadas pelos graduandos em Oceanografia do IOUSP, Caio Tancredi, Caio Caciporé e Cássio Pinheiro, membros da equipe do Projeto “Base Verde” do IOUSP, coordenado pelo Prof. Dr. Marcos Cesar O. Santos.

basecananeia

Imagem panorâmica da Base "Dr. João de Paiva Carvalho" - Cananéia (SP)

Esta iniciativa do Museu Oceanográfico, que tem como coordenador o Biólogo Sérgio Castro e equipe (Fabiano Attolini e Luciano Souza), conta com o apoio do Diretor do IOUSP, Prof. Frederico Brandini e da sua Comissão de Cultura e Extensão, além de fazer parte dos eventos comemorativos “USP 80 anos”.

Para participar desse evento gratuito basta se dirigir ao local, nos dias e horários indicados abaixo.

Base de Apoio ao Ensino e Pesquisa "Dr. João de Paiva Carvalho", do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP) em Cananeia.
Rua Prof. Wladimir Besnard, s/n. - Cananeia (SP).
, (13) 3851-1137 – Clayton Pontes (Chefe da Base)

Funcionamento: 12 a 16 de agosto de 2014, das 9h às 12h e das 14h às 17h.