Novo docente IOUSP: Javier Alcantara Carrió

javier carrio

javi-entrada

Nacionalidade: Espanhol

Área de atuação / linhas de pesquisa:

• Geomorfologia e dinâmica sedimentar no litoral;
  • Interação sedimentar litoral - plataforma continental;
  • Gestão integrada da zona costeira e riscos geológicos, principalmente erosão costeira.

Formação:

• 1994 - Graduação em Ciências do Mar, Universidad de Las Palmas de Gran Canaria (ULPGC);
  • 1995 - Mestrado em Avaliação de Impacto Ambiental, Instituto de Investigaciones Ecológicas de Málaga;
  • 1999 - Doutorado em Oceanografia, Universidad de Las Palmas de Gran Canaria (ULPGC).

Vínculos e atuações anteriores:

• Universidad de Las Palmas de Gran Canaria (ULPGC);
  • Universidad de Vigo (UVIGO);
  • Universidad Alfonso X el Sabio (UAS);
  • Universidad Católica de Valencia (UCV).

Vinda para o IOUSP:

Javier Carrió (JC): "Depois de ser professor durante 16 anos em diferentes universidades espanholas, achei que seria bom ir para outro país. A minha experiência com pesquisadores do Brasil sempre foi muito boa e a USP é uma universidade com muito prestigio e muito aberta à participação de professores internacionais. Além disso o IOUSP oferece muitas possibilidades em pesquisa e ensino."

Participação acadêmica:

JC: "No ensino, pretendo participar nas aulas da Oceanografia Geológica e também colaborar nas outras disciplinas do departamento ou multidisciplinares, segundo a minha experiência e as necessidades do IOUSP, visando formar oceanógrafos críticos, com conhecimentos teórico-práticos e visão internacional dos problemas oceanográficos. Espero colaborar para a formação de alunos de graduação e pós-graduação que assistam às aulas não por obrigação, mas porque gostam delas, participando e aprendendo.

O ensino é importante para mim pois gosto de das aulas, sobretudo porque é uma ferramenta excelente para melhorar o mundo. Formar as pessoas, procurando seu êxito profissional e melhoras para a sociedade é uma das profissões mais nobres. Os nossos alunos passaram por um processo seletivo muito forte, temos uma responsabilidade grande para com eles."

Atividades científicas

JC: "Na pesquisa, pretendo participar das duas linhas de pesquisa da Oceanografia Geológica, colaborando com pesquisadores e técnicos do IO, assim como com colegas de outros lugares do mundo, realizando fundamentalmente estudos de campo e campanhas em navios oceanográficos.

Pesquisar é satisfazer a (minha) curiosidade humana, mas também o modo de progredir no conhecimento, colaborando com outros pesquisadores, tudo o que eu preciso para dar boas aulas. Minha atuação científica se desenvolverá tanto em nível de pesquisa básica quanto aplicada, pois o organismo público ou privado que financia a pesquisa precisa não só responder perguntas (conhecimentos), mas também resolver problemas. Formar pesquisadores é também uma grande satisfação e responsabilidade."

Extensão e popularização da ciencia

JC: "Em extensão, espero contribuir com as atividades de divulgação científica já organizadas pelo IOUSP, participar em cursos de doutorado e palestras em outras universidades, criar material para disponibilização gratuita (on-line), colaborar com agências de fomento da pesquisa e periódicos, dar assistência técnica a grupos conservacionistas, comunidades, fundações, instituições públicas e empresas."

Internacionalização:

JC: "Gostaria também de colaborar na melhor coordenação entre disciplinas e potenciar a internacionalização do curso de Oceanografia, assim como tentar criar um curso de pós-graduações internacional, talvez em gestão integrada da zona costeira, com enfoque principalmente nos riscos geológicos no litoral."

icon lattes http://lattes.cnpq.br/4149724295173596
 icon mail