Ciclo de Seminários e Debates: "Café com Ciência"

cafe ciencia iouspO objetivo do Café com Ciência é criar um espaço permanente de discussão científica no Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP) e contribuir, de modo informal, construtivo e autocrítico, para a formação acadêmica dos alunos de pós-graduação e demais participantes. Esta iniciativa consiste em uma série de seminários (ou mini-aulas) que serão realizadas todas as quintas-feiras, às 16:00 horas, na sala 02 do Bloco Didático do IOUSP. O primeiro evento será realizado no dia 18 de setembro de 2014.

Histórico de criação do Café com Ciência: Encontros para a apresentação de seminários e debates acadêmicos são comuns em cursos de pós-graduação oferecidos por universidades estrangeiras. No IOUSP, atividades similares já ocorriam de maneira extraoficial entre professores e seus alunos, em seus respectivos laboratórios de pesquisa. Porém, sem integração com os demais laboratórios e alunos vinculados a outras áreas e projetos de pesquisa em andamento. Assim, pautados nestas iniciativas e na necessidade de um maior diálogo e integração entre os alunos de pós-graduação do IOUSP, surgiu a proposta do ciclo de debates e seminários intitulado “Café com Ciência”.

Conforme destacam alguns docentes do IOUSP ao citar suas experiências (vejam os depoimentos a seguir), trata-se de uma iniciativa singular e de grande importância para os alunos de pós-graduação.

p politoProf. Dr. Paulo S. Polito, Departamento de Oceanografia Física
“Colóquio vem do latim COM, "junto, acompanhado" e LOQUI, "falar". Seminário vem do Latim SEMINARIUM, “viveiro de plantas”, pois se trata de atividade onde são semeadas ideias. Simpósio vem do Grego SYMPOSION "reunião para beber". Palestra vem do Grego PALAISTRA, originalmente “local para lutas ou treinamento”.  Portanto, se você está a fim de falar com os amigos, semear ideias, tomar um cafezinho e treinar o intelecto - participe! A ciência evolui por um processo que inclui aquisição, divulgação e avaliação do conhecimento. Embora a aquisição possa ser um processo individual, divulgação e avaliação certamente são esforços coletivos, cuja forma mais eficiente é a interação direta entre pesquisadores. Reconhecendo isso, a Graduate School of Oceanography da University of Rhode Island (GSO/URI), onde estudei, promovia ciclos semestrais de seminários cuja participação dos estudantes de todas as áreas da oceanografia era obrigatória, sendo que quem quisesse - aluno ou professor - podia dar uma avaliação por escrito ao palestrante. Além da ciência, as avaliações nos educaram a respeito de aspectos subjetivos, e.g.: atitude profissional, estrutura da apresentação, precisão da linguagem e aplicação do método científico. Ao final do doutorado, uma palestra em um congresso do IUGG atraiu a atenção de uma pessoa muito especial da plateia que veio a ser meu supervisor de pós-doutorado no JPL/Caltech/NASA. A experiência dos seminários no GSO certamente me ajudou a realizar esse sonho. O JPL (Jet Propulsion Laboratory - NASA) é uma instituição de pesquisa de ponta e lá também havia um ciclo de seminários, onde era esperado de cada um questionar, opinar e colaborar com o trabalho que estava sendo exposto - exatamente como na universidade. O resumo dessas duas experiências é que não se deve aprisionar grandes ideias em pequenos laboratórios.”

sumidaProf. Dr. Paulo Y. G. Sumida, Departamento de Oceanografia Biológica
“Durante minha carreira acadêmica tenho trabalhado e visitado diversas instituições de Oceanografia no mundo. Posso citar o National Oceanography Centre em Southampton (NOCS, UK), a School of Ocean and Earth Science and Technology da University of Hawaii, a Japan Agency for Marine-Earth Science and Technology (JAMSTEC) no Japão, o SCRIPPS, IFREMER entre outros. Em todas essas instituições, os seminários são sagrados e atendidos pela maioria. Durante meu doutorado no NOCS (então chamado de SOC, ou Southampton Oceanography Centre), tive que apresentar seminários, sendo que todos os alunos eram obrigados a apresentar um seminário após completar um ano e meio de curso. Esta é uma experiência importantíssima na vida acadêmica do aluno, pois coloca seu próprio trabalho numa perspectiva antes não vista, fazendo-o pensar em questões importantes. Além disso, um seminário bem apresentado pode dar uma confiança extra ao aluno para sua carreira futura e lhe trazer oportunidades únicas, como um cruzeiro científico, uma viagem ou até uma oportunidade de emprego. O aluno deve ver o seminário não como um fardo do qual ele precisa se livrar, mas como uma oportunidade de apresentar seu trabalho e a si próprio, mostrando a importância do estudo que realiza.”

Por se tratar de um evento oficial da Pós-graduação, a participação dos alunos será reconhecida e serão entregues certificados à: comissão organizadora; palestrantes (por apresentação); e participantes (com frequência mínima de 70%). Além disso, após todas as apresentações haverá um delicioso café visando uma maior interação entre os participantes (levem suas canecas pois não haverá copos descartáveis). Não deixem de se inscrever, comparecer e prestigiar seus colegas e amigos acadêmicos!

Apresentação inaugural (dia 18 de setembro):
TEMA: “O uso de dados históricos na conservação de ecossistemas marinhos”.
PALESTRANTE: Dr. Riguel Feltrin Contente.
DATA: 18 de setembro, 16h00.
: Sala 02 Bloco didâtico.

Quem pode participar? Toda a comunidade do IOUSP. Porém, para participar como palestrante serão priorizados pós-graduandos e, em casos especias, serão permitidas a participação de pós-doutores, professores e técnicos.
Como se inscrever para os debates? Basta acessar os links abaixo:

Importante: Leve sua caneca pois não haverá copos disponíveis!!

Comissão organizadora do “Cafê com Ciência”

M.Sc. Tulia Martinez -
M.Sc. Camila Marion -