3º Simpósio Internacional sobre os Efeitos das Mudanças Climáticas sobre os Oceanos

pices 10x15O Terceiro Simpósio Internacional sobre os Efeitos das Mudanças Climáticas sobre os Oceanos foi realizado em Santos (Brasil), entre 21 e 27 de março de 2015, a convite do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP) demonstrando o engajamento e compromisso do Brasil com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 20. Este simpósio forneceu oportunidades para a comunidade científica internacional compartilhar e discutir as informações mais recentes com vistas à compreensão e avaliação dos impactos das mudanças climáticas sobre os oceanos.

O Simpósio contou com 285 participantes que apresentaram 328 trabalhos de forma oral e pôster, destacando-se a grande contribuição de pesquisadores da América Latina e do Atlântico Sul. Trinta e nove palestras, seis workshops e doze sessões cobrindo diferentes temas foram realizados, abrangendo desde processos físicos e sua interação com a dinâmica dos ecossistemas até aspectos relacionados com a governança dos oceanos e de seus recursos.

O efeito da acidificação dos oceanos recebeu destaque como um tema a ser aprofundado. As últimas informações para a previsão do impacto das mudanças na biodiversidade, impactos na pesca e os nos ecossistemas, bem como nos sistemas físicos que os sustentam, embasaram discussões sobre os riscos e as oportunidades de adaptação que as mudanças climáticas trarão para as comunidades costeiras e à sociedade em geral.

O simpósio também destacou as lacunas de conhecimento para estimular o desenvolvimento de uma nova geração de cientistas sobre os impactos das mudanças climáticas sobre os oceanos.

O Prof. Dr. Michel M. Mahiques, coordenador do evento, concedeu uma breve entrevista para a CBN Santos, falando sobre o simipósio. Confira aqui!

O livro de resumos das apresentações está disponível na página do evento.

pices2