Práticos de São Paulo e IOUSP: Pesquisas científicas e aplicação para as atividades portuárias

No dia 06 de maio de 2015 foi firmado um Memorando de Entendimento entre a Praticagem de São Paulo e o Instituto Oceanográfico da USP, por intermédio do Laboratório de Hidrodinâmica Costeira (LHiCo). A partir dessa parceria, dados meteoceanográficos coletados pela Praticagem em tempo quase-real, por estações autônomas instaladas em Santos e em São Sebastião, serão disponibilizados ao LHiCo. Esses dados serão incorporados ao acervo da REde de Monitoramento MARinho do Estado de São Paulo (REMMAR-SP), que está sendo estabelecida pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa Oceano Sustentável (NAP-OceanoS), sob coordenação do Prof. Dr. Belmiro Mendes de Castro Filho.

Entre outras aplicações, os dados da REMMAR-SP, ampliados pelo conjunto de dados da Praticagem, serão utilizados para calibrar, validar e inicializar modelo numérico para o estudo de correntes e de ondas no sistema estuarino de Santos. Além disso, os dados disponibilizados pela Praticagem serão utilizados por docentes, técnicos e alunos do LHiCo para elaboração de trabalhos científicos, Teses de Doutorado, Dissertações de Mestrado e Trabalhos de Graduação. Todas essas atividades acadêmicas serão de grande utilidade para a Praticagem, bem como para as atividades portuárias em Santos, pois servirão para orientar as manobras de navios e embarcações, reduzindo tanto o risco de acidentes quanto o tempo para as operações e manobras. Esses resultados serão benéficos, então, tanto para o meio ambiente quanto para a economia da Baixada Santista.

A visualização gráfica das informações enviadas pela Praticagem será adicionada à existente atualmente no LHiCo:

REMMAR SPLHiCo

Visualização gráfica dos dados recebidos em tempo quase-real pela REMMAR-SP e previsão numérica de correntes e elevação da superfície do mar na Plataforma Continental Interna do Estado de São Paulo.