Do fundo do mar gelado ao metrô

Eestacao antarticaInauguração da exposição “A paisagem e a vida no continente gelado” terá mostra de animais marinhos e bate-papo com cientistas, a exposição segue até dia 29 de fevereiro.

A movimentada estação Sé do Metrô vai abrigar seres exóticos no próximo dia 18 de fevereiro. Animais que habitam o distante e frio mar antártico, tais como baratas marinhas gigantes, delicadas serpentes-do-mar e pequeninos krills poderão ser apreciados pelos usuários do metrô. Além de poder ver bem de perto esses invertebrados (conservados em álcool), que pertencem ao acervo da Coleção Biológica Prof. Edmundo F. Nonato, do Instituto Oceanográfico da USP, quem passar rumo aos trens subterrâneos também vai ter a oportunidade de conversar com cientistas que já estiveram no continente gelado.

A atividade é uma iniciativa da agência Ciência Pública Comunicação e será realizada em parceria com o Instituto Oceanográfico da USP e a APECS, organização internacional que congrega jovens pesquisadores e educadores que se dedicam a estudar temas relacionados ao Ártico e à Antártica. O bate-papo com cientistas e a exibição de invertebrados abrirão oficialmente a mostra fotográfica “A paisagem e a vida no continente gelado”, a primeira da série “Estação Antártica”, um conjunto de exposições dedicado a mostrar registros fotográficos do extremo Sul do planeta. “Nosso objetivo é trazer a natureza e o ambiente da Antártica para perto da população”, diz o biólogo Gabriel Monteiro. Além de assinar a autoria das fotos, ele é um dos integrantes da Ciência Pública, agência responsável pela organização da mostra.

A exposição “A paisagem e a vida no continente gelado” apresenta 14 imagens únicas de animais, plantas e paisagens da Antártica e introduz uma inovação: a interatividade. O visitante poderá não somente curtir e compartilhar as imagens no Facebook como acessar mais informações sobre cada um dos temas, fornecidas por cientistas brasileiros que atuam em projetos de pesquisa antártica. “Quem visitar a exposição e participar do nosso bate-papo com pesquisadores certamente sairá sabendo muito mais sobre uma região linda e especial do planeta, mas que ainda é pouco conhecida da maioria”, diz a jornalista Alice Giraldi, da Ciência Pública.

A exposição “A paisagem e a vida no continente gelado” é a primeira da série “Estação Antártica”, que apresentará ao público mostras temáticas com imagens inéditas do continente gelado. Integra as atividades de divulgação de um projeto de monitoramento ambiental para a área onde está localizada a Estação Antártica Comandante Ferraz, a base da pesquisa brasileira na Antártica. O projeto é coordenado pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP) e financiado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Mostra de animais antárticos e bate-papo com cientistas
Data: 18.02.16
Local: Estação Sé do Metrô de São Paulo Horário: das 10:00h às 16:00h