Plataforma Educativa no litoral sul de São Paulo conta com parceria do IOUSP

plataforma repsolO IOUSP vem participando de um projeto de educação ambiental com o objetivo de levar conhecimento, qualificação e aperfeiçoamento profissional às comunidades costeiras denominado Plataforma Educativa Repsol Sinopec. O programa itinerante foi criado em 2009 pela Repsol Sinopec Brasil, uma companhia produtora de petróleo e gás natural.

O trabalho do IOUSP tem sido possível graças a sua parceria com o Instituto Costa Brasilis (ICB), uma organização não-governamental que desenvolve pesquisa, educação e serviços na área da ciências do mar, e que gerencia, este ano, as atividades da Plataforma Educativa.

Assim, considerando o convênio existente entre o ICB e o IOUSP, a Plataforma Educativa desenvolverá atividades que contam com o apoio do IOUSP além de outros parceiros, como a Marinha do Brasil (MB) e empresas privadas, prefeituras e secretarias municipais de educação, meio ambiente e turismo das cidades por onde irá passar.

O projeto, que oferece palestras e cursos gratuitos relacionados ao meio ambiente, segurança e saúde, já esteve em 18 cidades do litoral dos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo, contemplando mais de 12 mil pessoas. Desde o dia 10 de abril até o dia 5 de maio, o projeto estará na Praça do Rocio, de segunda a sexta, das 9h às 17h, na cidade de Cananéia, litoral sul do Estado de São Paulo, disponibilizando atividades no interior de um caminhão baú de 12 metros de comprimento, que se transforma numa sala de aula para atendimento de até 30 alunos.

Em parceria com o ICB, a Plataforma Educativa proporcionará a atividade denominada “Tarô Ambiental”, em que os participantes aprenderão, de maneira lúdica, conceitos de preservação do meio ambiente. Outra atividade contará com uma equipe do IOUSP, denominada “EnTenda o Lixo”, programa coordenado pelo Laboratório de Manejo, Ecologia e Conservação Marinha do IOUSP, em parceria com o Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos (PLASTIVIDA), sob a responsabilidade do Prof. Alexander Turra. Essa atividade discutirá questões relacionadas ao lixo nos mares, possíveis origens e práticas necessárias para mitigar e solucionar o problema. Essa iniciativa já foi realizada pelo IOUSP e PLASTIVIDA durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos na cidade do Rio de Janeiro em 2016.

O projeto visitará mais quatro cidades do litoral central e sul paulista levando atividades de formação profissional e educação ambiental. A próxima parada, que acontecerá ao longo do mês de maio, será em Iguape. As demais cidades serão confirmadas no decorrer do projeto.