Inauguração da Coleção Biológica Prof. Edmundo F. Nonato.

Coleção conta com mais de 45 mil amostras.

No dia 17/08, às 16:00 horas, foi inaugurada a Coleção Biológica “Prof. Edmundo F. Nonato” (ColBIO), no Museu Oceanográfico do IOUSP. A cerimônia começou com um discurso do Prof. Dr Michel Michaelovitch de Mahiques - Diretor do IOUSP. Logo depois, a palavra foi dada ao Prof. Dr Mario Katsuragawa - Coordenador Geral do Projeto ColBIO, que enfatizou a importância da coleção biológica no histórico brasileiro das pesquisas em Oceanografia Biológica e também explicou a escolha do nome da coleção. Segundo ele, a história da Oceanografia no Brasil se confunde com a história do Prof. Edmundo F. Nonato, Professor Emérito do IOUSP e um dos grandes responsáveis pela formação de vários pesquisadores na área de Oceanografia Biológica. Em seu discurso, o Prof. Nonato agradeceu e disse que estava lisonjeado pela homenagem recebida.

Após os discursos, a Dra Mônica Petti (Curadora do ColBIO), deu início à apresentação de um vídeo sobre a Coleção Biológica e sua importância, encerrando a cerimônia com um convite para que todos os presentes participassem do coquetel e conhecessem as instalações do ColBIO.

!O que é a coleção Biológica?

O Departamento de Oceanografia Biológica do IOUSP realiza há mais de meio século importantes pesquisas biológicas no ambiente marinho, desde áreas costeiras até águas profundas, do norte ao sul do Brasil, além da região Antártica. Somente o N/Oc. “Prof. W. Besnard” contabiliza cerca de 8.200 estações oceanográficas, sendo grande parte das coletas de amostras biológicas acompanhadas do registro de dados hidrográficos, sedimentológicos e meteorológicos. Essa série de projetos resultou num imenso volume de dados e amostras biológicas, constituindo acervo de valor inestimável para a pesquisa marinha brasileira. Adicionalmente, serve de referência e testemunho para estudos e políticas de conservação da biodiversidade de organismos marinhos. Com o objetivo de promover a manutenção permanente do acervo, tornando-o acessível e disponível para a comunidade científica nacional e internacional, foram estabelecidos dois termos de cooperação entre a USP e a PETROBRAS, pela sua Rede Temática de Monitoramento Ambiental Marinho.

Essas iniciativas possibilitarão maior divulgação do acervo, incluindo sua internacionalização, facilitando o intercâmbio com instituições nacionais e estrangeiras dedicadas ao estudo e ao depósito de coleções de amostras e espécimes.

Até o momento foram catalogadas e estão sendo depositadas na coleção aproximadamente 45.000 amostras biológicas marinhas de ictioplâncton, zooplâncton, ictiofauna e organismos bentônicos. Além dos dados biológicos, está sendo realizado o armazenamento eletrônico de grande quantidade de informação sobre as condições ambientais no momento da coleta do material depositado.
Pesquisadores do Instituto Oceanográfico e de outras instituições poderão usufruir de um laboratório bem equipado para triagem, análise e aquisição de imagens das amostras do acervo disponibilizadas para pesquisa. A partir do acesso ao banco de dados digital, poderá haver integração dos diversos estudos já realizados pelo IOUSP, contribuindo decisivamente para o conhecimento e preservação da biodiversidade marinha.

''Texto de explicação do ColBio por Mario Katsuragawa e Mônica Petti.''
''Reportagem por Joaquim Bührer.''