Bacharelado IOUSP

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O Curso de Bacharelado em Oceanografia do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo estrutura-se de modo a possibilitar ao aluno a identificação e compreensão dos processos oceanográficos, as inter-relações entre o oceano e seus principais compartimentos de contorno: a atmosfera, as áreas emersas e os fundos marinhos atuais, e os processos socioantropológicos e atividades socioeconômicas que influenciam o ambiente marinho e são influenciados por ele.

Os mecanismos pedagógicos para alcançar essa compreensão são assentados em práticas que favorecem a opção de formação de profissionais com visão crítica e integrada dos processos oceanográficos, em oposição ao profissional formado a partir da simples acumulação de informações de conteúdo técnico/científico. No processo de formação profissional do Bacharel em Oceanografia privilegia-se a análise integrada dos aspectos biológicos, físicos, geológicos e químicos dos processos oceanográficos bem como práticas voltadas para resolução de problemas de interesses da sociedade.

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O Curso de Bacharelado em Oceanografia do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo estrutura-se de modo a possibilitar ao aluno a identificação e compreensão dos processos oceanográficos, as inter-relações entre o oceano e seus principais compartimentos de contorno: a atmosfera, as áreas emersas e os fundos marinhos atuais, e os processos socioantropológicos e atividades socioeconômicas que influenciam o ambiente marinho e são influenciados por ele.

Os mecanismos pedagógicos para alcançar essa compreensão são assentados em práticas que favorecem a opção de formação de profissionais com visão crítica e integrada dos processos oceanográficos, em oposição ao profissional formado a partir da simples acumulação de informações de conteúdo técnico/científico. No processo de formação profissional do Bacharel em Oceanografia privilegia-se a análise integrada dos aspectos biológicos, físicos, geológicos e químicos dos processos oceanográficos bem como práticas voltadas para resolução de problemas de interesses da sociedade.

Durante a formação do profissional oceanógrafo são estabelecidas condições de ensino e aprendizado que possibilitam o desenvolvimento de competências no questionamento e integração dos processos oceanográficos, incluindo os produtos de seus estudos. Esta formação consolida-se com o aprendizado de conteúdos teóricos e práticos em sala de aula, laboratórios didáticos gerais e especializados e de pesquisa estabelecidos na sede do IOUSP em São Paulo, laboratórios nas Bases de Pesquisa “Clarimundo de Jesus”, situada na cidade de Ubatuba, e “Dr. João de Paiva Carvalho”, situada na cidade de Cananéia, bem como a possibilidade de expansão das atividades nas embarcações como o Navio Oceanográfico Alpha Crucis e os Barcos Oceanográficos Alpha Delphini, Veliger II e Albacora.

A aproximação com as populações locais e de seus problemas socioeconômicos e culturais, além dos ambientais possibilita outras oportunidades de atuação no campo da gestão, assessoria e consultoria que podem ser exercidas pelos profissionais formados em oceanografia. Estas estratégias didáticas fornecem aos alunos a uma visão inter e transdisciplinar disciplinar da Oceanografia e constituem elementos essenciais para possibilitar ao aluno uma excelente vivência profissional.

O Curso está alicerçado nos seguintes princípios:

  • Considera o processo de ensinar com pesquisa, no qual a universidade atua na produção e transmissão do conhecimento e utiliza métodos de investigação crítica como estratégia de ensino-aprendizagem;
  • Possui compromisso com a formação pedagógica continuada dos docentes e, portanto, com as melhores práticas de ensino superior e com o objetivo de formação acadêmica e técnica de qualidade;
  • Busca avançar na modernização e na flexibilização do currículo de forma a acompanhar a evolução da educação superior no país e fortalecer a excelência acadêmica ao mesmo tempo em que visa promover a autonomia e a responsabilidade dos alunos na sua formação;
  • Considera ampliar as pontes entre a universidade e a sociedade e formar líderes e cidadãos éticos, sendo exemplo de sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente;
  • Busca promover o ensino inter e transdisciplinar, pressupondo que as diferentes áreas da Oceanografia devem ser ofertadas de forma equilibrada;
  • Valoriza o desenvolvimento de habilidades e competências específicas e transversais na formação de um egresso autônomo e versátil;
  • Considera o fomento ao empreendedorismo e à internacionalização, sempre acompanhados de habilidade técnica, um aspecto a ser fortalecido como uma estratégia de ampliação e diversificação da empregabilidade dos egressos;
  • Busca motivar os alunos e promover a inclusão social e a permanência estudantil, combatendo a evasão.

Para um entendimento mais aprofundado do curso, acesse o Projeto Político Pedagógico.

Dados do curso

Denominação:

Oceanografia 

 Área: 

Ciências Exatas e da Terra 

 Modalidade oferecida:

Bacharelado 

 Habilitações:

Não há 

Titulação conferida:

Bacharel em Oceanografia - Oceanógrafo

Duração do curso:

08 semestres (mínimo) - 12 semestres (máximo)

Regime acadêmico:

Seriado semestral

Turno de oferta:

Período integral

Campi de oferta:

USP, Butantã, São Paulo

 

Informações básicas do currículo:

Carga horária 

Aula (h) 

Trabalho (h) 

Subtotal (h) 

Obrigatórias

 1635

 1080

 2715

Optativas Eletivas 

 900

 0*

 900

Optativas Livres 

 150

 0*

 150

Total

2715

1080

3765

 * A depender das disciplinas optativas cursadas, horas adicionais de trabalho serão contabilizadas.

Informações específicas:

  1. O aluno deverá cursar um mínimo de 60 créditos aula em disciplinas optativas eletivas e 10 créditos aula em disciplinas optativas livres;
  2. O aluno deverá cumprir um mínimo de 100 horas de Atividades de Embarque;
  3. O aluno deverá realizar um mínimo de 390 horas em Atividades Acadêmicas Complementares;
  4. O aluno deverá realizar um mínimo de 360 horas de Estágio Obrigatório.

Objetivos do curso

O objetivo do curso de Bacharelado em Oceanografia do IOUSP é formar profissionais com conhecimento generalista e abrangente, porém com a sólida formação de um especialista no estudo integrado dos processos do meio marinho. No curso é considerada a diversidade de enfoques e conteúdos das diferentes áreas da Oceanografia, com ênfase nas áreas de oceanografia Física, Química, Geológica e Biológica, direcionadas ao entendimento dos processos e à interpretação e previsão de fenômenos que ocorrem no oceano e ambientes transicionais, visando subsidiar a aplicação do conhecimento, a governança e a utilização racional de seus recursos renováveis e não renováveis, observando a posição e a influência do ser humano neste contexto.

Perfil Profissional

O oceanógrafo é um profissional de formação técnico-científica, direcionado ao conhecimento e à previsão do comportamento do oceano e ambientes transicionais sob todos os seus aspectos. Tal profissional está capacitado a atuar de forma multi-, inter- e transdisciplinar nas atividades de uso e exploração racional de bens e serviços providos pelo oceano. A formação holística, integrada e sistêmica sobre fenômenos e processos que ocorrem no oceano, mares e zonas costeiras, incluindo ambientes de águas interiores, e sua relação com a sociedade, caracteriza o oceanógrafo como um profissional com visão abrangente e integrada e expressiva capacidade de articulação, necessária no cenário atual de pressão crescente sobre a natureza e de destaque do oceano em escalas nacional e global.

Como profissão contemporânea no Brasil, a Oceanografia ainda é pouco divulgada, mas está ocupando lugar de destaque no cenário nacional. A integração entre as diferentes bacias oceânicas e a forte interação entre o oceano e a atmosfera concedem à Oceanografia o caráter de ciência global em sua abrangência e importância. No contexto das áreas sob jurisdição nacional, os desafios da Oceanografia estão voltados ao estudo de uma área litorânea extensa, com mais de 8.500 quilômetros e distintas realidades sociais e ambientais, e uma ampla área marinha com cerca de 5,7 milhões de quilômetros quadrados, chamada de Amazônia Azul.

O amplo conteúdo curricular dos cursos de Graduação em Oceanografia permite ao profissional oceanógrafo atuar em diversas áreas. A existência de disciplinas básicas e profissionalizantes nas áreas de Física, Química, Geologia, Biologia e Gestão Ambiental nos cursos de graduação no país atesta esse potencial. Tal fato é reforçado pela carga horária prática que tais disciplinas têm nos cursos. Na formação do oceanógrafo, o contato direto com os ambientes naturais marinhos e costeiros o torna um profissional especialmente treinado para atividades de amostragens de dados ambientais e biológicos e para resolução de problemas de ordem prática.

Em 31 de julho de 2008 foi sancionada a Lei Federal N° 11.760/2008, que regulamenta o exercício da profissão de oceanógrafo no Brasil. Posteriormente, em 12 de julho de 2018 foi aprovada a Resolução CNE/CES N° 2/2018 sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Oceanografia, que caracterizam o perfil do egresso e detalham as competências e habilidades do profissional. Esse conjunto de documentos legais permite a identificação de diversas áreas de atuação profissional.

Segundo o Artigo 4º da Resolução CNE/CES N° 2/2018:

“Os cursos de Graduação em Oceanografia deverão prover formação técnico-científica direcionada ao conhecimento e à previsão do comportamento do oceano e ambientes transicionais sob todos seus aspectos, capacitando os egressos a atuar de forma transdisciplinar nas atividades de uso e exploração racional de recursos marinhos e costeiros renováveis e não renováveis. O perfil dos egressos deverá compreender a visão crítica e criativa para a identificação e resolução de problemas, com atuação empreendedora e abrangente no atendimento às demandas da sociedade em seu campo de atuação”. Além desses elementos, o perfil do egresso deve considerar competências que potencializam a atuação profissional, que estão detalhadas no Projeto Político Pedagógico.

Atividades Embarcadas

Como atividade complementar obrigatória, os alunos deverão cumprir um mínimo de 100 (cem) horas de Atividades Embarcadas para contribuir com sua formação profissional, por meio da vivência e experiência de trabalho em embarcações. O curso pressupõe que as atividades embarcadas têm um papel fundamental na formação dos alunos, as quais devem ser feitas seguindo propostas pedagógicas e profissionais apropriadas. Tais atividades deverão ser coordenadas e orientadas de maneira a promover a familiarização do acadêmico com a rotina a bordo, considerando formas de amostragem de variáveis oceanográficas, definição de estratégias amostrais, manipulação de diferentes tipos de equipamentos e armazenamento e/ou processamento de amostras a bordo, bem como oferecendo oportunidades de participação na tomada de decisão diante de situações ambientais reais.

Tais embarques poderão ser efetuados em qualquer momento ao longo de todo o curso, em navios oceanográficos, barcos de pesquisa, de entidades não governamentais (ONGs), autarquias especiais ligadas ao Ministério do Meio Ambiente (IBAMA e ICMBio) ou embarcações vinculadas as atividades de aproveitamento econômico do meio marinho.

Nessa e em outras disciplinas com atividades de campo os alunos desenvolverão postura profissional e os dados gerados deverão estar integrados com outras ações do IOUSP, como o Programa Acadêmico de Longa Duração (PALD) e o Programa de Monitoramento do IOUSP (MODA). As atividades em campo são realizadas principalmente nas bases de pesquisa em Ubatuba e Cananéia e a bordo da flotilha do IOUSP (Alpha-Crucis, Alpha Delfini, Véliger II e Albacora), mas os alunos têm possibilidade de embarcar em navios oceanográficos de outras universidades, de empresas estatais ou de pesca, da Marinha do Brasil e mesmo internacionais. O vínculo ao Programa de Iniciação Científica e a docentes, que possuem projetos em colaboração com pesquisadores e instituições nacionais e estrangeiras, pode potencializar as oportunidades de embarque. Vinculado à atividade embarcada, os alunos receberão noções de marinharia e navegação, com treinamento no uso de equipamentos de localização geográfica. Complementando, noções básicas sobre salvatagem em embarcações são oferecidas aos estudantes durante o trabalho de campo e em cruzeiros oceanográficos.

Com vistas a gerenciar essas atividades, há o Programa de Atividades Embarcadas, previsto no Projeto Acadêmico do IOUSP, que definirá normas e procedimentos e orientará a realização e comprovação de Atividades Embarcadas, além de criar estratégias para aumentar as oportunidades de embarque para os alunos.

Competências e habilidades profissionais

O ensino de Oceanografia, em nível de Graduação, estrutura-se de modo a possibilitar ao aluno a identificação e compreensão dos processos oceanográficos, as inter-relações entre o oceano e seus principais compartimentos de contorno, quais sejam, a atmosfera, as áreas emersas e os fundos marinhos atuais, e as atividades socioeconômicas que influenciam o ambiente marinho e são influenciadas por ele.

Os mecanismos pedagógicos para alcançar essa compreensão necessitam estar assentados em práticas que favoreçam a opção de formação de profissionais com visão crítica e integrada dos processos oceanográficos, em oposição ao profissional formado a partir da simples acumulação de informações de conteúdo técnico/científico. No processo de formação profissional do bacharel em Oceanografia privilegia-se a análise integrada dos aspectos biológicos, físicos, geológicos e químicos dos processos oceanográficos, bem como práticas voltadas para resolução de problemas de interesse da sociedade.

Além dos arcabouços teórico, disciplinar e interdisciplinar atualizados para a formação de um oceanógrafo competente, que serão detalhados adiante, a articulação entre os aspectos teóricos e práticos corresponde a uma característica marcante do curso, permitindo ao egresso compreender e realizar diversas atividades de investigação do ambiente marinho, importantes para execução de trabalhos tanto científicos quanto técnicos. Esses conhecimentos permitem aos egressos uma compreensão ampla das limitações e potencialidades das diversas técnicas de estudo e de sua aplicação dentro de contextos ou demandas específicas. Ao domínio dos conhecimentos teóricos e práticos específicos somam-se habilidades profissionais relevantes para uma atuação frente a temas ou problemas complexos.

Destacam-se, portanto, as habilidades relacionadas ao trabalho de campo, embarcado ou não, e de laboratório. Além da importância da experiência embarcada, os alunos também receberão treinamento para atividades de campo em ambiente costeiro, incluindo estudos em praias, costões rochosos e manguezais e atividades de pesquisa com seres humanos com uso de questionários, roteiros e oficinas. Aspectos legais, como licença ambiental, e éticos serão considerados nessas atividades. A formação prática dos alunos será complementada com as oportunidades de atividades nos laboratórios didáticos da USP, mas também junto aos laboratórios de pesquisa vinculados aos docentes do curso (ver adiante). As atividades práticas também consideram as experiências que os alunos terão nas Atividades Acadêmicas Complementares e no Estágio Obrigatório, definidas com base em seu interesse de formação profissional, dentro ou fora da universidade, junto à iniciativa privada, órgãos públicos e ao terceiro setor.

Com base nos problemas ou demandas com as quais o profissional pode se deparar e nas tarefas e atividades para as quais ele precisa estar capacitado, são trabalhadas ferramentas, técnicas e procedimentos de levantamento, processamento, controle de qualidade, análise e interpretação de dados oceanográficos, suas interações, bem como a previsão do comportamento desses parâmetros e dos fenômenos a eles relacionados.

A estratégia de formação do curso pressupõe o estímulo à formação de um profissional apto a trabalhar com demandas diversas, eclético e polivalente, resolvendo problemas com pró-atividade, versatilidade e criatividade. Considera um egresso que exiba capacidade de observação e de elaboração de pensamento complexo e crítico, capaz de integrar, de forma lógica, diferentes conceitos e informações, organizando ideias, estabelecendo relações de causa-efeito e produzindo conhecimento, materializando, portanto, o método científico. O curso visa formar um profissional responsável, consciente e com visão de futuro, abrangente e internacionalizada, e que tenha habilidade de trabalhar em equipe de forma colaborativa.

Como habilidades gerais, o oceanógrafo necessita ainda ser capacitado para expressar-se adequadamente de forma oral e escrita, sendo competente para buscar informações, ler objetiva e criticamente e encadear argumentos de forma lógica e estruturada. Essas habilidades são fundamentais para qualquer caminho de atuação profissional, mas são especialmente importantes na perspectiva de uma maior aproximação do Oceanógrafo com a sociedade.

Para oportunizar essas habilidades, o curso considera duas estratégias complementares: uma envolvendo um elenco de habilidades que serão exercitadas, em maior ou menor grau, nas diferentes disciplinas obrigatórias e optativas do curso; outra considerando as Atividades Acadêmicas Complementares e o Estágio Obrigatório que os alunos deverão realizar. Dentre as habilidades trabalhadas nas diferentes disciplinas de formas variadas e complementares, temos:

Valorização do conhecimento. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo para entender, explicar a realidade e colaborar com a construção de uma sociedade mais justa.

Busca e avaliação crítica de informações. O aluno deve ser capacitado a buscar e avaliar diferentes fontes de informação como bancos de dados, ferramentas/instrumentos (e.g. vídeo aula, fóruns etc.), especialistas (e.g. Currículo Lattes) e eventos ou outras possibilidades de networking ou oportunidades de formação complementar. Os alunos devem desenvolver habilidades para busca e gerenciamento de referências bibliográficas, bem como maneiras de lidar com a informação obtida, aprimorando a leitura em língua inglesa, e evitando o plágio, buscando a correta menção de fontes.

Comunicação oral. Os alunos serão estimulados a desenvolver habilidades de comunicação oral, desde falas mais simples e rápidas em atividades em grupo em sala de aula até a apresentação de seminários, pôsteres e Trabalho de Graduação.

Comunicação escrita. Os alunos serão estimulados a desenvolver habilidades de comunicação escrita, elaborando materiais como resumos, relatórios, laudos, pareceres, pôsteres, ensaios (e.g. texto de divulgação científica), plano de campanha de campo, flyers, folhetos, infográficos, factsheets, monografia e, eventualmente, artigo científico. Habilidades para interação com mídias sociais serão estimuladas, como textos para blogs, posts ou vídeos.

Comunicação oral e escrita em língua inglesa. Os alunos serão estimulados a desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita em língua inglesa, desde a leitura de referências até a elaboração de materiais e/ou apresentações.

Cultura digital. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação, de forma crítica, significativa, reflexiva e ética, para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

Organização do raciocínio e visão sistêmica. O papel do oceanógrafo necessita ser contextualizado, compreendendo as forçantes e as pressões sobre o ambiente marinho, considerando ameaças e oportunidades, e seus efeitos nos componentes, processos, parâmetros e fenômenos oceanográficos, bem como bens e serviços ecossistêmicos, considerando a compreensão das ações para combate aos problemas enfrentados, incluindo políticas públicas. Para tanto, necessita compreender e aplicar sistemas analíticos e ferramentas, como mapas mentais e conceituais, que levem à clareza e à linearidade do raciocínio, além de compreender e incorporar a abordagem ecossistêmica no trato dos complexos temas oceanográficos. O aluno deve desenvolver o pensamento crítico, com lógica e capacidade de argumentação. A compreensão e a aplicação do método científico é um ponto central como estratégia de busca, geração, análise e interpretação de informação com vistas à geração de conhecimento. Necessita exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências visando investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções, inclusive tecnológicas. Precisa aprender a argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, buscando formular e defender ideias.

Coleta e análise de dados e raciocínio numérico abstrato. A análise de dados é outra habilidade transversal que o egresso do curso deve possuir. Assim, com base em uma situação problema, o aluno deve ser capaz de planejar o trabalho de campo, verificar e calibrar os equipamentos, realizar a coleta, triar e processar as amostras, realizar o controle de qualidade dos dados e executar as análises apropriadas, gerando gráficos e tabelas que permitem a elaboração de produtos adequados para a comunicação dos resultados. A análise de dados é transversal e deve dialogar com outras disciplinas específicas usando e exercitando conceitos e instrumentos próprios. No contexto da análise de dados, a programação e lógica abstrata são habilidades centrais que dão autonomia aos alunos no trato com os dados oceanográficos, em especial os chamados big data. A modelagem é também uma ferramenta importante para previsão do comportamento dos parâmetros e fenômenos oceanográficos e deve ser trabalhada no curso, aumentando sua complexidade ao longo do tempo. Nesse contexto, destaca-se que a habilidade numérica ou uso da matemática como linguagem é uma competência fundamental para o oceanógrafo. O raciocínio numérico abstrato, como interpretação de dados e figuras, é também considerado como relevante para a formação do oceanógrafo e será exercitado a partir dos elementos construídos nas disciplinas obrigatórias e optativas.

Raciocínio geoespacial. O raciocínio geoespacial, considerando três dimensões espaciais e o tempo, será trabalhado no curso desenvolvendo habilidades de sensoriamento remoto, georeferenciamento, sistemas de informação geográfica e confecção e interpretação de mapas e cartas naúticas.

Profissionalismo. O oceanógrafo deve ser um forte defensor do uso da ciência e do conhecimento, ter capacidade de trabalhar na interseção de várias disciplinas científicas, e sintetizar e conectar informações de campos aparentemente díspares. Deve ser capaz de produzir relatórios e documentos sobre questões técnicas e de revisar e editar o trabalho de terceiros. Deve demonstrar competência profissional, domínio do assunto e ser eficiente no cumprimento de compromissos e de prazos e obtenção de resultados, sendo orientado para soluções e resultados e para pensar de maneira criativa, ao mesmo tempo que mostra persistência perante problemas ou desafios difíceis.

Planejamento e organização. O egresso deve saber planejar e organizar seu trabalho e o de sua equipe, com objetivos claros, que sejam consistentes com estratégias, visão e tarefas acordados. Deve identificar atividades e atribuições prioritárias e ajustar as prioridades conforme necessário, alocando a quantidade adequada de tempo e recursos para concluir o trabalho. Deve também prever riscos e permitir contingências no planejamento, monitorando e ajustando planos e ações conforme necessário.

Trabalho em grupo. O oceanógrafo deve desenvolver a capacidade de estabelecer e manter relações de trabalho eficazes em um ambiente multicultural e multiétnico com sensibilidade e respeito pela diversidade, incluindo equilíbrio de gênero. Deve trabalhar de forma colaborativa com colegas para atingir as metas estabelecidas e solicitar contribuições ao valorizar genuinamente as ideias e conhecimentos de outras pessoas, estando disposto a aprender com os outros. Ao colocar a agenda da equipe antes da agenda pessoal, apoia e age de acordo com a decisão final do grupo, mesmo quando tais decisões podem não refletir inteiramente a própria posição. Compartilha o crédito pelas realizações da equipe e aceita a responsabilidade conjunta pelas deficiências da equipe, liderando a equipe e promovendo um ambiente de trabalho motivador e colaborativo que visa o desempenho. O profissional deve exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade.

Liderança. A atuação do oceanógrafo deve capacitar outros a traduzir a visão em resultados, sendo pró-ativo no desenvolvimento de estratégias para atingir os objetivos. Estabelece e mantém relacionamentos com uma ampla gama de pessoas para entender as necessidades e obter suporte. Antecipa e resolve conflitos buscando soluções mutuamente aceitáveis e fornece liderança e assume a responsabilidade de incorporar a diversidade em todas as áreas de trabalho.

Avaliação de desempenho. O oceanógrafo deve monitorar o progresso em relação aos marcos e prazos estabelecidos e garantir que as funções e responsabilidades sejam claras para cada membro da equipe. Discute regularmente o desempenho e fornece feedback para seus pares, encorajando a assunção de riscos e apoiando a criatividade e a iniciativa, avaliando o desempenho de forma justa.

Método científico. Os diferentes elementos necessários para uma compreensão abrangente e profunda do método científico serão tratados de forma sequencial e complementar nas disciplinas obrigatórias e optativas do curso, incluindo as disciplinas de Trabalho de Graduação I e II, considerando: contextualização e fundamentação teórica, estruturação de objetivos e hipóteses, métodos (planejamento e execução em campo e laboratório) e análise de dados.

Conteúdos

Os conteúdos possuem caráter incremental, aumentando em complexidade na medida em que o aluno avança no curso. Além dos conteúdos básicos, que serão descritos adiante, serão considerados temas emergentes motivadores que permitem a formação de um profissional atualizado e que amparam a compreensão de princípios, leis e teorias que sustentam a capacidade de compreensão e previsão do comportamento do oceano, considerando seus componentes, processos, importâncias potenciais e ameaças. Considera também os componentes e processos do ambiente marinho e suas interfaces com o ambiente terrestre e com a atmosfera, nos aspectos físico, químico, geológico, biológico e humano. Os processos referem-se às interações entre esses componentes e ao funcionamento do ambiente marinho e do sistema socioecológico. As importâncias, entendidas como bens e serviços providos pelos ecossistemas marinhos e costeiros, derivam dos processos. As ameaças, por sua vez, comprometem a qualidade ambiental e afetam os benefícios derivados do oceano para a sociedade por influenciarem seus componentes e processos. Os potenciais dependem da identificação de oportunidades profissionais e da linguagem praticada no setor de atuação.

Assim, compreende-se que os conteúdos tratados ao longo do curso devam permitir um aprimoramento da visão que os alunos têm do oceano, com vistas a uma abordagem cada vez mais holística e integrada. Ao passo que um aluno de início de curso deve ser capaz de compreender e comunicar os elementos acima apresentados, as disciplinas mais tardias capacitarão os alunos a descreverem e fazerem previsões sobre o comportamento do oceano, bem como proporem ações para garantir seu uso sustentável. As disciplinas permitirão, portanto, ao aluno compreender, transmitir, investigar, analisar, aplicar e prever o oceano. Com base em conhecimentos sólidos, poderão realizar o planejamento e a execução de atividades em campo ou laboratório (amostragem/experimentos), seguidas da análise e da interpretação dos resultados, com estímulo à visão crítica no processo de produção do conhecimento (científico ou não).

Os conteúdos são organizados considerando disciplinas obrigatórias e optativas. Disciplinas obrigatórias trazem conteúdos básicos e mais gerais para motivar e orientar os estudantes a identificarem caminhos profissionais e passos acadêmicos, por meio de disciplinas optativas e atividades complementares ao longo do curso. Disciplinas optativas permitem a complementação da formação em temas emergentes, profissionalizantes, aplicados e integradores, trabalhando com número reduzido de alunos porém motivados pelo fato de terem escolhido esse caminho de formação. As disciplinas optativas possuem disciplinas obrigatórias e, eventualmente, optativas como pré-requisitos. Idealmente as disciplinas optativas devem ter 2 a 3 créditos para permitir que os alunos cursem mais disciplinas e tenham oportunidades de aprendizagem mais diversificadas nos semestres finais do curso. Disciplinas de outras unidades serão consideradas para a formação do oceanógrafo, além de serem importantes para ampliar a vivência dos alunos na universidade, interagindo com outros professores, alunos, unidades e propostas pedagógicas. Considerando que os conteúdos de optativas do IOUSP podem ser do interesse de outras unidades, vagas serão abertas para alunos dos demais cursos, aumentando a integração do IOUSP com a Universidade e dando visibilidade ao tema da Oceanografia e oportunidades para formação mais interdisciplinar na Universidade de São Paulo.

Pré-requisitos são definidos com base em duas lógicas. A primeira considera o encadeamento sequencial de conteúdos necessários para o bom aproveitamento das disciplinas subsequentes a partir dos conteúdos já tratados/aprendidos anteriormente. Nesse caso, disciplinas obrigatórias não devem, idealmente, ter uma sequência longa de encadeamento de disciplinas como pré-requisitos. A segunda considera o posicionamento das disciplinas no seu período ideal. Nesse último caso, eventuais quebras de pré-requisitos podem ser flexibilizadas para reduzir o represamento dos alunos e não comprometer a integralização do curso. Pré-requisitos foram reduzidos ao mínimo e a “pré-requisitos fracos”.

Dada a necessidade de tempo para os alunos estudarem fora de sala e realizarem Atividades Acadêmicas Complementares (AACs), não será facultado aos alunos cursar disciplinas optativas nos dois primeiros anos, exceto no caso de alunos que tenham revalidado créditos de disciplinas obrigatórias ou no caso de disciplinas optativas específicas sugeridas pela coordenação do curso, como aquelas elencadas adiante, para serem cursadas nesse período inicial.

Estágio Obrigatório

Como atividade complementar obrigatória, os alunos deverão cumprir um mínimo de 360 (trezentas e sessenta) horas de Estágio Obrigatório. O Programa de Estágio Obrigatório, que deverá ser criado e seu regimento elaborado, considerará atividades desenvolvidas em empresas, laboratórios de pesquisa aplicada, ONGs e órgãos governamentais com vistas a ampliar as possibilidades de inserção profissional dos alunos. Para tanto, é necessário que o Projeto Político Pedagógico crie um movimento de aproximação formal dos alunos com essas organizações de forma a criar oportunidades adicionais de formação. Entretanto, caso o aluno tenha um perfil mais acadêmico, o Estágio Obrigatório poderá ser cumprido por meio de atividades de iniciação científica.

Matriz Curricular

A matriz curricular do Bacharelado em Oceanografia do IOUSP contempla um total de 145 créditos de disciplinas obrigatórias (109 créditos aula e 36 créditos trabalho) e 70 créditos em disciplinas optativas (60 créditos aula em optativas eletivas e 10 créditos aula em optativas livres). No total, o curso é constituído por 215 créditos ou 3765 horas, sendo 1635 horas de aula e 1080 horas de trabalho em disciplinas obrigatórias (total = 2715 horas; 72,1% da carga horária do curso) e 1050 horas em optativas (27,9% da carga horária do curso), sendo 900 horas de aula em disciplinas optativas eletivas (60 créditos aula) e 150 horas de aula em disciplinas optativas livres (10 créditos aula).

           A matriz curricular do curso deve assegurar ao futuro profissional o desenvolvimento de conteúdos dos diferentes campos do conhecimento de Oceanografia que resultem no perfil do profissional que se deseja formar. O conteúdo programático das diversas áreas do conhecimento da ciência oceanográfica foi sequenciado de forma a permitir que, ao seu término, na execução do Trabalho de Graduação, o aluno esteja capacitado a atuar nas mais variadas oportunidades do mercado de trabalho.

Parte essencial do programa está centrado na prática de coleta de dados in situ e posterior análise nos laboratórios didáticos e de pesquisa do IOUSP. Nestas etapas, que perfazem 28,7% da carga horária do curso, considerando as disciplinas obrigatórias, são disponibilizados mecanismos e infraestrutura de apoio ao graduando em Oceanografia para realização adequada de suas atividades de ensino e aprendizagem de campo.

Muito embora seja possível identificar uma estrutura modular no curso (módulos básico, intermediário, profissionalizante e trabalho de graduação; ver matriz curricular adiante), as discussões sobre as mudanças no Projeto Político Pedagógico convergiram para um novo formato, uma vez que foram identificadas: a impossibilidade de engessar algumas disciplinas nos módulos propostos, a clara intersecção desses módulos e a inserção de disciplinas profissionalizantes desde o início do curso para iniciar a instrumentalização profissional de forma mais precoce na grade, principalmente com as atividades embarcadas.  

No novo modelo, mais versátil e flexível, o curso está estruturado a partir de um eixo integrador, formado por disciplinas obrigatórias interdepartamentais e de caráter interdisciplinar, que se iniciam por uma abordagem introdutória à Oceanografia e culminam com o Trabalho de Graduação. De forma concomitante, foram organizadas disciplinas obrigatórias de cunho específico que apoiarão o eixo integrador e proporcionarão as bases formativas sobre as quais o discente consolidará sua formação. Este ciclo de disciplinas básicas específicas ocupará os 5 primeiros semestres do curso e concentrará majoritariamente as disciplinas de formação básica e geral elencadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais.

A partir do quinto semestre do curso, além do eixo integrador, a aluno deverá selecionar o elenco de disciplinas optativas que completarão sua formação. A formação profissional, embora iniciada ainda no primeiro semestre, deverá ser enfatizada e consolidada nesta última etapa formativa. A culminância da formação profissional, que conjugará um amplo conjunto de habilidades e competências exercitadas e adquiridas, será praticada nas duas últimas disciplinas do eixo integrador, denominadas Trabalho de Graduação I e II. Nestas disciplinas os alunos deverão elaborar uma monografia sob orientação de um docente habilitado.

            Além destas disciplinas, o aluno deverá comprovar obrigatoriamente a realização de atividades complementares relevantes para sua formação, como Atividades Embarcadas (AE), Atividades Acadêmicas Complementares (AACs) e Estágio Obrigatório (EO) (ver adiante), as quais poderão ser cumpridas desde o primeiro semestre do curso.

Eixo Integrador

O Eixo Integrador é formado por um conjunto encadeado de 8 disciplinas obrigatórias ministradas do primeiro ao último ano do curso. As disciplinas do eixo integrador possuem caráter inter e transdisciplinar e buscam estruturar o processo formativo, incluindo majoritariamente conteúdo de formação geral e profissional. As disciplinas deste eixo são: Sistema Oceano I, Sistema Oceano II, Atividade Embarcada I, Oceano e Sociedade, Oceanografia Integrativa I – Sistema Oceânico, Oceanografia Integrativa II – Sistema Costeiro, Trabalho de Graduação I e Trabalho de Graduação II.

No primeiro ano do curso são ministradas as disciplinas Sistema Oceano I e II, que abordam os fundamentos da ciência oceanográfica, lançando as bases sobre as quais se dará a formação acadêmica e profissional, por meio de elementos da Cultura Oceânica (Ocean Literacy). No terceiro semestre os alunos deverão cursar a disciplina Atividade Embarcada I, que propiciará o contato com a realidade embarcada, abrangendo aspectos de planejamento logístico e experiência prática em embarcações. No quarto semestre o eixo integrador focará a inter-relação da ciência oceanográfica com a sociedade e o desenvolvimento sustentável da humanidade, com a disciplina Oceano e Sociedade.

No terceiro ano o eixo integrador terá como papel a integração do conhecimento adquirido nos dois primeiros anos, oportunizando, nas disciplinas Oceanografia Integrativa I – Sistema Oceânico e Oceanografia Integrativa II – Sistema Costeiro, o exercício da visão sistêmica e o aprendizado de técnicas de análises de dados aplicadas a problemas em sistemas costeiros e oceânicos.

Por fim, e como elemento de culminância na formação profissional e acadêmica, o aluno cursará as disciplinas Trabalho de Graduação I e II, preferencialmente no último ano do curso, durante as quais desenvolverá um projeto na área de oceanografia e produzirá uma monografia sob supervisão direta de docente habilitado, praticando todos os procedimentos de uma investigação científica. Estas duas disciplinas equivalem a 14,3% da carga horária do curso e são regulamentadas pelo Regimento do Trabalho de Graduação e coordenadas pela Comissão de Trabalho de Graduação, vinculada à Comissão de Coordenação do Curso de Bacharelado em Oceanografia do IOUSP.

Disciplinas básicas específicas

As disciplinas básicas específicas correspondem a disciplinas obrigatórias que estão concentradas nos 5 semestres iniciais do curso e que abrangem o conteúdo de formação básica e geral elencado nas diretrizes curriculares nacionais. O objetivo das disciplinas básicas específicas é abordar os elementos essenciais para a formação do oceanógrafo, contemplando não apenas o conteúdo das ciências básicas, mas também das principais quatro áreas de estudo que compõem a Oceanografia. Estas disciplinas devem não apenas apresentar conteúdos que dialoguem entre si, mas também utilizar e apoiar o conteúdo do eixo integrador.

As disciplinas obrigatórias específicas são: Oceanografia Biológica I, Oceanografia Biológica II, Oceanografia Biológica III, Oceanografia Biológica IV, Cálculo Diferencial e Integral I, Cálculo Diferencial e Integral II, Física I, Física II, Oceanografia Física I, Oceanografia Física II, Oceanografia Física III, Química Básica, Química Analítica, Oceanografia Química I, Oceanografia Química II, Oceanografia Química III, Oceanografia Geológica I, Oceanografia Geológica II, Oceanografia Geológica III, Oceanografia Geológica IV, Primeiros Socorros e Sobrevivência em Alto Mar, Noções de Estatística e Introdução à Computação para Ciências Exatas e Tecnologia.

Disciplinas optativas

A consolidação da formação profissional é realizada nas disciplinas optativas eletivas e livres que abordarão temas voltados aos variados percursos formativos e às variadas áreas de atuação profissional. As disciplinas optativas são oferecidas anualmente e têm como objetivo aprofundar os conhecimentos adquiridos anteriormente nas áreas tradicionais das ciências do oceano (Oceanografias Biológica, Física, Geológica e Química) e apresentar novas áreas de atuação, fomentando a autocrítica e o planejamento da carreira profissional e considerando os temas mais relevantes ao desenvolvimento profissional do aluno junto ao mercado de trabalho.

As disciplinas optativas eletivas equivalem a um conjunto de disciplinas que visa a complementação da formação do oceanógrafo em áreas mais específicas, ministradas no IOUSP e em diferentes unidades de ensino da USP, e objetiva a aplicação, a integração e a instrumentalização em diferentes habilidades especiais e/ou específicas. As disciplinas podem ter um caráter mais técnico ou mais acadêmico, dependendo do aprofundamento que o aluno deseja em determinada área de conhecimento. As disciplinas optativas livres são disciplinas oferecidas na USP como um todo que podem ser selecionadas pelos alunos de acordo com seus interesses.

As disciplinas optativas devem buscar ampliar as opções de atuação dos egressos. As disciplinas optativas serão cursadas idealmente entre o 5º e o 8º semestres, já com base nos conhecimentos trabalhados nos quatro primeiros semestres. Dentre essas disciplinas, algumas são permitidas e recomendadas para os primeiros dois anos do curso, pois potencializam caminhos formativos que podem ser desejados por alguns alunos nos últimos anos, a saber: Nivelamento em Exatas I, Introdução à Oceanografia, Nivelamento em Exatas II, Cálculo Diferencial e Integral III, Cálculo Diferencial e Integral IV, Atividade Embarcada II, Atividade Embarcada III e Atividade Embarcada IV.

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Módulo Básico

Disciplinas Básicas de Ciências da Terra:

São disciplinas obrigatórias que introduzem conceitos fundamentais das Ciências Exatas e da Terra e fornecem instrumentos que servirão de base para possibilitar um entendimento inicial dos processos oceanográficos
essenciais à formação do profissional. São disciplinas lecionadas pelos Institutos de Física, Química, Geociências e de Matemática e Estatística, de forma a tratarem dos conhecimentos básicos. As disciplinas que compõem este módulo são: Cálculo Diferencial e Integral I, Cálculo Diferencial e Integral II, Cálculo Diferencial e Integral III, Calculo Diferencial e Integral IV, Física I, Física II, Introdução à Computação para Ciências Exatas e Tecnologia, Noções de Estatística, Química Geral Inorgânica Básica, Química Analítica, Química Analítica Instrumental e Geologia Geral.

Disciplinas Básicas de Oceanografia: São disciplinas obrigatórias que visam introduzir conceitos, fundamentos e o conhecimento de instrumentos e ferramentas básicas das diferentes áreas das ciências marinhas inclusive das interdisciplinares, que servirão de base para posteriormente possibilitarem uma compreensão, quantificação, integração e aplicação dos conceitos e processos da oceanografia: Origem, Evolução e Processos na Biosfera Marinha, Autótrofos do Sistema Bêntico e Biomas Associados, Microbiologia Marinha, Invertebrados Marinhos, Vertebrados Marinhos, Produção Primária do Fitoplâncton Marinho, Estratégia de Vida e Auto-Ecologia de Animais Marinhos, Oceanografia Física Descritiva, Oceanografia Dinâmica I, Oceanografia Dinâmica II, Princípios de Geologia Sedimentar, e Fisiografia e Evolução dos Fundos Marinhos.

Disciplinas básicas interdepartamentais:

Sistema Oceano I, Sistema Oceano II, Primeiros Socorros e Sobrevivência em Alto Mar e Atividade Embarcada I.

Módulo Profissionalizante

Disciplinas profissionalizantes são as disciplinas obrigatórias consideradas integradoras do conhecimento adquirido das disciplinas básicas, sendo iniciadas a partir do quarto semestre do curso.

Disciplinas Integradoras em Oceanografia:

É um conjunto de disciplinas obrigatórias ministradas no IOUSP para integrar conceitos, instrumentos e ferramentas especificam das diferentes artes das ciências marinhas para compreensão ou aplicação de processos oceanográficos. Essas disciplinas são: Produção Primária do Fitoplâncton Marinho, Ecologia Aquática, Biologia Pesqueira, Sistema Pelágico, Sistema Bentônico, Aquicultura, Interação Oceano-Atmosfera e Mudanças Climáticas, Circulação Geral dos Oceanos, Ondas e Marés, Oceanografia Física Costeira e Estuarina, Sedimentação Marinha, Geofísica Marinha Aplicada, Recursos Marinhos Não-Renováveis, Sistemas e Processos Costeiros, Ciclos Biogeoquímicos I, Ciclos Biogeoquímicos II, Geoquímica Marinha, Química Orgânica Marinha, Poluição Marinha, Análise da Dados em Oceanografia I, Análise da Dados em Oceanografia II, Trabalho de Graduação I e Trabalho de Graduação II.

Módulo Complementar

Neste módulo os alunos cursam disciplinas com intuito de complementar sua formação, tanto dentro da carreira quanto fora dela. 

Disciplinas optativas eletivas:

É um conjunto de disciplinas que visa a complementação da formação do oceanógrafo em áreas mais especificas, ministradas no IOUSP e em diferentes unidades de ensino, e objetiva a aplicação, a integração e a instrumentalização em diferentes habilidades especiais e/ou especificas. As disciplinas podem ter um caráter mais técnico ou mais acadêmico dependendo do aprofundamento que o aluno deseja em determinada área de conhecimento. 

Disciplinas optativa livres:

São disciplinas oferecidas na USP como um todo que podem ser selecionadas pelos alunos de acordo com seus interesses.

Estágio Embarcado

 

Como atividade complementar obrigatória, os alunos deverão cumprir pelo menos 150 (cento e cinquenta) horas de atividades embarcadas que contribuam para sua formação profissional através da vivência e experiência de trabalho em embarcações, contribuindo à suas habilidades no planejamento amostral e em técnicas de amostragem, bem como oferecendo oportunidades de participação em tomadas de decisão diante de situação ambientais reais. Este é um componente curricular obrigatório pela exigência estabelecida para o registro profissional, porém com um mínimo de apenas 100 horas. Tais atividades deverão ser coordenadas e orientadas de maneira a promover a familiarização do acadêmico com a rotina a bordo, como por exemplo, as atividades de coleta de dados oceanográficos, coleta, armazenamento e/ou processamento de amostras a bordo, serviços hidrográficos, entre outros.

A comprovação de que um aluno do curso participou de atividade embarcada deve ser feita por meio de declaração e da apresentação de um relatório sucinto de embarque, devidamente assinados pelo responsável da embarcação e/ou chefe científico.

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Infraestrutura

A qualidade do ensino está diretamente relacionada com a qualidade da infraestrutura disponível no IOUSP. O Projeto Acadêmico do IOUSP prevê disponibilizar infraestrutura adequada de apoio ao ensino, contando com a avaliação e a adequação dessa infraestrutura, revisada periodicamente. O curso de Bacharelado em Oceanografia da IOUSP dispõe de um conjunto variado de ativos, como a mais completa biblioteca em ciências do mar do Brasil, a maior flotilha civil do país, bases oceanográficas e laboratórios didáticos e de pesquisa nas costas norte e sul do estado e na sede. Essa estrutura de apoio didático conta ainda com o Museu Oceanográfico e com a Ciência na Esfera, que dinamizam o ensino e a extensão de temas oceanográficos.

Embarcações

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O IOUSP opera uma das principais frotas de pesquisa e ensino da América Latina. As embarcações contam com modernos equipamentos e instalações, que permitem seu múltiplo emprego nas mais diversas demandas da Oceanografia, seja na área da biologia, geologia, física ou química.

Durante a formação do profissional oceanógrafo é necessário o estabelecimento das condições de ensino e aprendizado que possibilitem o desenvolvimento de competências no questionamento e integração dos processos oceanográficos, incluindo os produtos de seus estudos e aplicações práticas. O Navio Oceanográfico Alpha-Crucis e os Barcos Oceanográficos Alpha Dephini, Veliger II e Albacora fazem parte da flotilha ligada ao IOUSP. O Navio Oceanográfico “Alpha-Crucis”, baseado no Porto de Santos, pertence à Universidade de São Paulo e é o mais moderno navio de pesquisas civil do Brasil.

Para saber mais sobre as embarcações do IOUSP, CLIQUE AQUI!

Bases de pesquisa

 

O Instituto possui duas Bases de Pesquisa Oceanográficas. As Bases de Pesquisa “Clarimundo de Jesus”, situada na cidade de Ubatuba (ao Norte), e “Dr João de Paiva Carvalho”, situada na cidade de Cananéia (ao Sul) dão suporte essencial às atividades de ensino, pesquisa e extensão do IOUSP. Ambas são dotadas de infraestrutura logística para o alojamento dos docentes e alunos, refeitórios, laboratórios, oficinas de apoio e meios flutuantes, como os barcos de pesquisa “Albacora” e “Véliger II” e outras embarcações menores.

A aproximação das bases oceanográficas das populações locais e de seus problemas socioeconômicos e culturais, além dos ambientais, possibilita outras oportunidades de atuação no campo da gestão, assessoria e consultoria que podem ser exercidas pelos profissionais formados em Oceanografia. O treinamento prático disponível nas bases de pesquisa, incluindo a interação em projetos com empresas, permite a formação profissional para o acesso do egresso ao mercado de trabalho, em temas, como por exemplo, a aquicultura. Estas estratégias didáticas fornecem aos alunos a uma visão interdisciplinar da Oceanografia e constituem elementos essenciais para possibilitar uma excelente vivência profissional e contato com técnicas de coleta de dados, amostras e outras informações científicas e práticas.

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Base de Pesquisa "Dr. João de Paiva Carvalho" - Cananéia (SP)

 

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Base de Pesquisa "Clarimundo de Jesus" - Ubatuba (SP)

Laboratórios

O Bloco Didático “Prof. Dr. Yasunobu Matsuura” foi inaugurado em 2010 como uma infraestrutura exclusiva para atividades didáticas, com oito salas de aula e seis laboratórios gerais para aulas de Oceanografia Física, Química, Geológica e Biológica. O IOUSP dispõe também laboratórios didáticos especializados, como:

Laboratório Didático de Modelagem de Processos Oceânicos (LaMPO), inaugurado em 2009, é composto por 21 estações de trabalho, incluindo uma do professor. O LaMPO foi o primeiro laboratório de ensino de graduação de Oceanografia informatizado no IOUSP;

Laboratório de Oceanografia Dinâmica, que conta com mesa girante para simular a rotação da Terra e auxiliar no ensino de física de fluídos aplicada à oceanografia;

Grupo de Apoio a Missão Embarcada (GAME), um laboratório didático computacional multiusuário que atende diversas disciplinas para capacitação dos futuros profissionais para as novas tecnologias à disposição da pesquisa no mar;

Laboratório de Aquicultura (AquaLab; Ubatuba), corresponde a um laboratório didático flutuante para práticas de cultivo no mar e em terra, e de inovação no ensino sobre o uso sustentável do ambiente marinho para a produção de alimento;

Coleção Biológica “Prof. Edmundo F. Nonato” (ColBIO), inaugurada em 2012, serve de referência e testemunho para estudos e políticas sobre a conservação da biodiversidade de organismos e de ambientes marinhos. A Coleção propõe-se a ampliar o conhecimento sobre a biodiversidade marinha, auxiliando a pesquisa científica ao disponibilizar espécimes e dados para estudos de taxonomia, biologia, distribuição e ecologia, um material de referência e testemunho estratégico para o Brasil, que contribui para a solução de problemas globais como conservação da biodiversidade do planeta e mudanças climáticas.

Banco de Microrganismos Aidar & Kutner (BMAK), criado na década de 1970, constitui o maior acervo de microalgas marinhas do Brasil, representando importante reserva de patrimônio genético, disponível para estudos de taxonomia, fisiologia, ecologia, ecotoxicologia, biotecnologia e outras linhas de pesquisa, para pesquisadores e alunos da USP, bem como de pesquisadores de outras instituições públicas e privadas de todo o Brasil. Além da coleção, o BMAK conta com infraestrutura para realização de experimentos com cultivos de microalgas.

Laboratório de Instrumentação Oceanográfica (LIO), que tem por objetivo o desenvolvimento de equipamentos e processos para apoio às atividades oceanográficas, de modo a assegurar a boa instalação e operação de equipamentos nos trabalhos oceanográficos. O laboratório oferece apoio às operações de pesquisa e ensino que envolvam a instalação e operação de equipamentos mais exigentes como bóias e fundeios. O LIO tem expertise para propiciar treinamentos em técnicas de operação dos equipamentos, sendo também sede para desenvolvimento de pesquisas científicas, incluindo trabalhos de conclusão do curso de Bacharelado em Oceanografia. O LIO atende a demanda da Instituição e também presta serviços à comunidade externa ao Instituto.

Centro de Calibração, atua na manutenção de instrumentos oceanográficos de medida, especialmente aqueles utilizados em levantamentos de Oceanografia Física, que requerem calibração periódica. A necessidade de re-calibração é decorrência da deriva natural e inevitável das características dos componentes mecânicos e elétricos do instrumento. As causas podem ser fatores como envelhecimento do equipamento, alterações dimensionais ou corrosão dos sensores, entre outros. De modo geral, este Centro está equipado para realizar teste e aferição de sensores de temperatura, condutividade/salinidade e pressão de instrumentos oceanográficos. O Centro de Calibração também atende solicitações de calibração de instrumentos oriundos de instituições externas à Universidade, bem como de outros centros de pesquisa, órgãos da Marinha do Brasil e empresas públicas e privadas, em âmbito nacional. A infraestrutura deste Centro tem possibilitado oferecer aulas práticas aos estudantes do Bacharelado em Oceanografia, além de proporcionar, por exemplo, o desenvolvimento e a conclusão de estágios e de trabalhos de Iniciação Científica e de conclusão de curso.

Laboratório de Dados Oceanográficos (LabDados), que tem por finalidade manter equipamentos e instrumentos de registros de observações oceanográficas e meteorológicas, instalados nas Bases de Pesquisas e Ensino Dr. João de Paiva Carvalho, em Cananeia, litoral sul paulista, e Clarimundo de Jesus, em Ubatuba, litoral norte paulista. A equipe de técnicos do laboratório tem ainda a responsabilidade de compilar os dados, transmitidos das bases de pesquisas à sede do IOUSP, na Cidade Universitária, processar os dados de forma preliminar e arquivar em um banco de dados. O LabDados disponibiliza os registros em formato digital para as comunidades acadêmicas, científicas e pesquisadores de outras instituições públicas e privadas em âmbito local e nacional. Salienta-se o uso do acervo de registros meteoceanográficos em trabalhos de iniciação científica e de conclusão de curso, desenvolvidos por estudantes do Bacharelado em Oceanografia do IOUSP. O trabalho de aquisição de dados oceanográficos e meteorológicos vem sendo realizado há mais de cinquenta anos. Na prática, os registros de alguns dados, como por exemplo do nível do mar, foram iniciados em 1954 e são mantidos até o presente, graças aos esforços ininterruptos do IOUSP, de professores, técnicos e colaboradores do laboratório.

O IOUSP conta ainda com mais de 36 laboratórios de pesquisa liderados por seus docentes, os quais são amplamente utilizados em atividades curriculares e complementares pelos alunos de graduação do instituto.

Sala Pró-Aluno

O Pró-Aluno é um programa da Pró-Reitoria de Graduação da USP, gerenciado tecnicamente pelo Centro de Computação Eletrônica, e apoio operacional das Unidades de ensino da USP. 

O Programa, que tem por objetivo, colocar à disposição dos alunos ferramentas de informática para desenvolvimento de atividades acadêmicas e científicas, teve início graças ao convênio com a Microsoft, que forneceu todo o software necessário para sua implantação.

A Sala Pró-Aluno é equipada com microcomputadores ligados em rede, softwares e impressoras. Todo aluno de graduação regularmente matriculado no curso do IOUSP direito a uma senha que lhe permitirá acesso aos equipamentos da Sala Pró-Aluno.

Biblioteca

A Biblioteca "Prof. Dr. Gelso Vazzoler" foi criada em 1950 a partir da aquisição da coleção bibliográfica pertencente ao naturalista Rodolph Von Inhering, quando o IOUSP ainda era denominado Instituto Paulista de Oceanografia. Em 1990 passou a receber denominação atual. Sua missão é propiciar o acesso à informação, contribuindo para a qualidade do ensino, pesquisa e extensão na área de Oceanografia e afins. Sendo reconhecida no exterior, foi indicada para acomodar a coleção de obras particulares do Dr. Alain Sournia, pesquisador francês de renome na área da Oceanografia Biológica.

Registrada no Conselho Regional de Biblioteconomia, 8ª Região sob o código 0921, e no Instituto Nacional do Livro, sob nº. 6103. É membro nato do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP - SIBI/USP, que conta com 48 bibliotecas. Integra como Biblioteca-Base, o Programa Comut, desde o início de sua operacionalização. É integrante do Programa de permuta de material bibliográfico em duplicidade - IAMSLC, em nível nacional e internacional.

É a maior, mais completa e mais importante biblioteca de ciências do mar da América Latina, a partir da qual os alunos têm acesso a um acervo de 8 milhões de obras físicas, além de 250 mil obras eletrônicas. A biblioteca conta ainda com computadores para pesquisa em bases bibliográficas online.

Museu Ocenaográfico

Aberto ao público em dezembro de 1988, o Museu Oceanográfico tem como objetivo difundir a ciência do oceano e as pesquisas desenvolvidas pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo. No Museu, o visitante pode obter informações sobre as diversas embarcações utilizadas pelo Instituto Oceanográfico, instrumentos oceanográficos, aquários marinhos e organismos preservados. Dentre as ações, visa dar suporte às atividades de Ensino Fundamental e Ensino Médio do Estado de São Paulo, abrindo o Instituto Oceanográfico ao público através da extensão de serviços à comunidade no formato de atividades educativas não formais, além de oferecer um espaço para a aproximação do aluno do IOUSP com a comunidade de professores e leigos. Oferece também oportunidade para a popularização da ciência oceanográfica no formato de palestras e monitoria, bem como junto a “Science on a Sphere” para o desenvolvimento da comunicação científica, podendo também representar um excelente local para lidar com a manutenção de organismos vivos, junto aos aquários do Museu. O Museu mantém sua exposição permanente com um acervo dividido em módulos que evidenciam a dinâmica e a biodiversidade do oceano. Desta forma, as atividades realizadas junto ao Museu Oceanográfico contribuem para a formação profissional dos alunos do curso.

Ciência na Esfera

 O sistema batizado de Science on a Sphere  (Ciência na Esfera) foi desenvolvido pela Agência Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA) como uma ferramenta educacional. O Instituto Oceanográfico é a primeira instituição do Hemisfério Sul a receber esse sistema, instalado em abril de 2012. A aquisição inclui as bases de dados mundiais da NOAA – mais de 700 arquivos – e uma atualização constante e automática dos dados feita a cada 15 minutos. Isso é possível porque o servidor tem uma ligação direta com a agência norte-americana.

Nessa ferramenta, dados reais provenientes de satélites oceanográficos ou meteorológicos são projetados numa tela esférica de forma animada. Processos oceânicos são visualizados de forma a complementar o conteúdo visto em salas de aula. As sessões científicas exibidas na “Science on a Sphere” servem de material para realização de monitoria pelos alunos de Graduação durante recebimento de vista de escolas e professores da rede de Ensino público e privado, servindo também como instrumento de complementação de aula e de formação profissional do oceanógrafo.

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O sistema batizado de Science on a Sphere (Ciência na Esfera) foi desenvolvido pela Agência Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA) como uma ferramenta educacional. O Instituto Oceanográfico é a primeira instituição do Hemisfério Sul a receber esse sistema, instalado em abril de 2012. A aquisição inclui as bases de dados mundiais da NOAA – mais de 700 arquivos – e uma atualização constante e automática dos dados feita a cada 15 minutos. Isso é possível porque o servidor tem uma ligação direta com a agência norte-americana.

Nessa ferramenta, dados reais provenientes de satélites oceanográficos ou meteorológicos são projetados numa tela esférica de forma animada. Processos oceânicos são visualizados de forma a complementar o conteúdo visto em salas de aula. As sessões científicas exibidas na “Science on a Sphere” servem de material para realização de monitoria pelos alunos de Graduação durante recebimento de vista de escolas e professores da rede de Ensino público e privado, servindo também como instrumento de complementação de aula e de formação profissional do oceanógrafo.


Comissão de Graduação

Compete à Comissão de Graduação (CG)  traçar as diretrizes que nortearão a ação da Unidade nos respectivos campos de atuação, obedecidas as normas gerais vigentes, bem como zelar, por meio de avaliações permanentes, pela qualidade do trabalho e pela adequação dos meios às finalidades de cada programa. Adicionalmente: cabe à CG promover atividades de graduação estabelecendo as normas que julgar necessárias para esse efeito.

MANDATOS DA COMISSÃO DE GRADUAÇÃO

Profa. Dra. Camila Negrão Signori - Presidente - 21.10.2023 – 20.10.2025

Prof. Dr. Felipe Antonio de Lima Toledo - Vice-Presidente - 21.10.2023 – 20.10.2025

 

Secretário – André Blumer – 

MEMBROS

Início

Término

Profa. Dra. Ilana E. K. Coaracy Wainer - Titular

02.11.2022

02.11.2025

Profa. Dra. Sueli Susana de Godoi - Suplente

02.11.2022

02.11.2025

Prof. Dr. Prof. Dr. César Barbedo Rocha - Titular

15.02.2023

09.12.2024

Profa. Dra. Karen Badaraco Costa – Suplente

09.12.2021

09.12.2024

Prof. Dr. Alexander Turra - Titular

24.10.2021

24.10.2024

Prof. Dr. Rubens Mendes Lopes - Suplente

24.10.2021

24.10.2024

Profa. Dra. June Ferraz Dias - Titular

24.10.2021

24.10.2024

Prof. Dr. Michel Michaelovitch de Mahiques - Suplente

24.10.2021

24.10.2024

Prof. Dr. Marcelo Roberto Souto de Melo - Titular

10.11.2023

10.11.2026

Prof. Dr. César de Castro Martins - Suplente

10.11.2023

10.11.2026

Profa. Dra. Márcia Caruso Bícego - Titular

10.11.2023

10.11.2026

Prof. Dr. Tito Monteiro da Cruz Lotufo - Suplente

10.11.2023

10.11.2026

Discentes Daniela Fernanda Brochero Giraldo

14.09.2024

14.09.2025

              João Paulo Marques D'Andretta   

14.09.2024

14.09.2025


Para fazer download do Projeto Político Pedagógico do Curso de Graduação do Bacharelado em Oceanografia do IOUSP, CLIQUE AQUI!

Secretaria de Graduação

André Blumer e Leonardo Olimpio 
Praça do Oceanográfico, 191
CEP: 05508-120 - São Paulo - SP
Sala 14A - Piso Térreo
Tel.: (11) 3091-6530   
        (11) 3091-6550 
E-mail:   
Serviço de Graduação 

(11) 3091-6530
(11) 3091-6550



Coordenação de Curso de Graduação

COMPETÊNCIAS DA COC DE ACORDO COM O REGIMENTO DA COMISSÃO DE GRADUAÇÃO

  • Coordenar as disciplinas ministradas pelas unidades universitárias da USP envolvidas e respectivas cargas horárias (Instituto de Física, Matemática, Geociências, Faculdade de Medicina, etc);
  • Definir a integração nas disciplinas propostas pela Comissão de Graduação e das demais unidades;
  • Gerenciar as disciplinas interdepartamentais relativas à grade curricular do Curso de Bacharelado em Oceanografia e coordenar as atividades de embarque e pesquisa dos alunos do bacharelado;
  • Colaborar com os departamentos na organização e manutenção dos laboratórios didáticos;
  • Elaboração da grade horária das disciplinas;
  • Coordenação e organização de atividades integradas de campo das disciplinas nas bases de pesquisas, no Navio Oceanográfico e barco de pesquisa do IOUSP;
  • Realização da Semana do Trabalho de Graduação do Curso de Bacharelado em Oceanografia.

Coordenação

Coordenadora - Profa. Dra. Karen Badaraco Costa ()

Vice-coordenadora-  Profa. Dra. June Ferraz Dias

Membros Titulares/suplentes/mandatos

Prof. Dr. Michel Michaelovitch de Mahiques 

13.9.22 a 12.9.25

Profa. Dra. Ilana E. K. Coaracy Wainer

Profa. Dra. Sueli Susana de Godoi 

13.9.22 a 12.9.25

Profa. Dra. Márcia Caruso Bícego

Profa. Dra. Rosalinda Carmela Montone 

13.9.22 a 12.9.25

Prof. Dr. Marcelo Roberto Souto de Melo 

13.9.22 a 12.9.25

Discente- Giovana Pedrão

Julia Felitte 

14.9.22 a 13.9.2023

Secretária

Cassia Cerezani de Andrade

Profa. Dra. Karen Badaraco/ Prof. Dr. Michel Michaelovitch de Mahiques 

 

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